Grande Curitiba

Moradores do Hauer participam de pesquisa sobre eventos adversos da vacina anticovid

25 de outubro de 2021 às 15:59
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça (26/10), quarta (27/10) e quinta-feira (28/10), os moradores do bairro Hauer receberão a visita de 30 profissionais da saúde para uma pesquisa sobre eventos adversos pós-vacinação relacionados às vacinas contra o covid-19.

Serão aplicados 370 questionários para moradores do bairro com 18 anos ou mais que já receberam pelo menos uma dose do imunizante. O objetivo é analisar a percepção da população sobre as reações das vacinas.

As entrevistas serão realizadas por profissionais de saúde do Paraná, que são também alunos do curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), da Fundação Oswaldo Cruz.

Os entrevistadores estarão uniformizados com camisetas, pranchetas, mochilas e materiais identificados com o nome EpiSUS. Quem ficar em dúvida sobre a pesquisa e os entrevistadores, pode ligar para o telefone 156 e conferir a autenticidade da identificação do entrevistador. Agentes comunitários também vão acompanhar.

Os entrevistados deverão assinar um termo de consentimento, concordando em participar da pesquisa.

Curso

O curso EpiSUS Intermediário, ofertado pela Fiocruz, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), teve início em maio de 2021, com a participação de estudantes indicados pelos gestores dos estados e municípios de todo o Brasil.

Essa especialização acontece em formato híbrido, ou seja, com atividades à distância e de campo. A etapa presencial do trabalho de campo ocorrerá simultaneamente nas 27 capitais e também em um município de São Paulo. Esta etapa corresponde ao módulo 6 do curso, do total de 8 módulos, e é a mais importante para a formação do epidemiologista de campo.