Grande Curitiba

Primeiro curso de jornalismo do Paraná comemora 60 anos

PUCPR foi a primeira Universidade do estado a formar jornalistas; processo de ensino e aprendizagem dos novos estudantes alia tradição e inovação
25 de outubro de 2021 às 15:26

COM ASSESSORIAS – Desde 1956, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vem formando jornalistas que marcam a história da comunicação no estado. Depois de passar por diversas transformações, hoje o curso faz parte do Núcleo Multicom da Escola de Belas Artes da instituição, pautado pela modernização e interdisciplinaridade da grade curricular. Também fazem parte do núcleo os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e Audiovisual.

Criado na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, o curso de Jornalismo da PUCPR une tradição e inovação para a formação dos futuros repórteres, editores, produtores de rádio e televisão e assessores de imprensa.

“Buscamos manter o curso cada vez mais integrado e desenvolver profissionais mais completos”, aponta a coordenadora Suyanne Tolentino. “Olhamos para o mercado, trabalhamos com pesquisa na área do Jornalismo e da Comunicação e conseguimos ter um currículo unificado e ágil”, completa.

O curso nunca deixou de se adaptar e de se transformar, assim como a profissão, que passou pela fase do jornalismo impresso, rádio e televisão e agora chega ao jornalismo multimídia imersivo. As multiplataformas dominam o mercado e exigem mais pluralidade do profissional, que também tem como um de seus objetivos principais o combate à desinformação.

Para Suyanne, o jornalista é cada vez mais essencial para a construção de um país democrático e verdadeiramente livre.

“Hoje, a grande batalha que temos como jornalistas é contra as fake news, expressão que, particularmente, não gosto muito, já que se é notícia ela não pode ser falsa. De qualquer forma, vemos uma propagação intensa de informações incorretas e mentirosas atualmente”, diz a professora.