Grande Curitiba

Máscaras transparentes ajudam na comunicação das intérpretes de Libras

4 de novembro de 2021 às 16:56
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As intérpretes da Central de Libras, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, receberam novas máscaras transparentes de proteção contra a covid-19. A entrega foi feita pela Associação dos Surdos de Curitiba – ASC, na quarta-feira (3/11).

O material será usado nos atendimentos feitos com pessoas surdas dentro do departamento e também nas saídas externas, quando as intérpretes ajudam pessoas com deficiência auditiva na acessibilidade de comunicação em consultas médicas, entrevistas de trabalho, ações em tribunais, por exemplo.

A presidente da Associação de Surdos de Curitiba – ASC, Celma Juliane Siqueira Gomes Assis, explicou porque as máscaras transparentes são importantes.

“Elas permitem a leitura labial para os surdos. Aumenta a clareza na comunicação tendo essa transparência”, explicou Celma. As máscaras são feitas de material PET/PCR, com alto nível de transparência e espessura de 0,40 milímetros. O material é anatômico e não embaça.

A intérprete Lidiane Rozendo Fernandes dos Santos também reforçou a importância das máscaras transparentes nos atendimentos.

“Todas as nossas expressões faciais e corporais fazem parte da gramática da Língua Brasileira de Sinais. As máscaras transparentes ajudam a deixar a comunicação mais clara e coerente”, disse Lidiane.

Também fazem parte da Central de Libras as intérpretes Sandra Mara Mathias, Sônia de Paula Calixto e Daniela Cristina Silva Lima Ramos Guidugli, que é agente administrativa e é surda.

Serviço

O atendimento da Central de Libras é feito de forma on-line, por telefone celular (mensagem e WhatsApp) e também pessoalmente no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159, Cristo Rei). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os telefones de contato são 3221-2262 e 99255-8206 (WhatsApp).