Grande Curitiba

Greca entrega a 16ª Unidade de Saúde revitalizada durante pandemia

9 de novembro de 2021 às 11:15
(Foto: Ricardo Marajó / SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca entregou, nesta segunda-feira (8/11), a Unidade de Saúde Fernando de Noronha totalmente renovada à população do Santa Cândida. Esta é a 16ª unidade de saúde que a Prefeitura revitalizou em 2020 e 2021, mesmo com atenções voltadas ao combate da pandemia de covid-19.

Com a entrega das obras nesta segunda, os 17,5 mil moradores da região voltam a contar com o atendimento no local a partir desta terça-feira (9/11).

“Vim encontrar toda a equipe desta extraordinária Unidade de Saúde Fernando de Noronha, uma das 16 que renovamos e reciclamos durante a pandemia. A saudade da população do bairro era que ela reabrisse e hoje fazemos isso”, destacou Greca.

O prefeito lembrou que o local foi inaugurado em 1992 por Jaime Lerner. “Há há 29 anos presta serviços ininterruptamente à população”, disse Greca, ao lado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e do vice-prefeito, Eduardo Pimentel.

Reencontro

A entrega da unidade foi remarcada pelo reencontro da equipe que, enquanto o local recebia as obras, dividiu-se entre a linha de frente na imunização contra a covid-19 e o atendimento aos usuários em outros pontos da cidade.

Em nome de toda a equipe, a técnica em enfermagem Liliane Havro fez um agradecimento ao prefeito e à secretária da Saúde pela revitalização do local.

“Hoje é um dia especial. Estamos retomando nossas atividades, a missão de servir ao próximo, com muito orgulho. A equipe toda quer agradecer a oportunidade que nos dão em exercer nosso trabalho com dignidade, esperança e fé”, disse a Liliane.

Ao prefeito, dedicaram um cartaz de agradecimento, que foi assinado por ele. Márcia Huçulak recebeu um buquê de flores.

Melhorias

Entre as benfeitorias, a Unidade de Saúde Fernando de Noronha passou a ter dois novos consultórios. A recepção ganhou guichê para pessoas com deficiência e o banheiro foi readequado para este público. Houve mudanças de fluxo e substituição de computadores.

“Vemos as melhorias desde a entrada, tudo parece mais limpo, amplo e funcional. Na Odontologia, houve a individualização das cadeiras, o que deixa nosso trabalho ainda mais personalizado ao usuário”, destacou a auxiliar de Odontologia Nairara Rafael Carrasco.

O local ganhou, ainda, revisão da estrutura da cobertura e do telhado; troca de todo o piso; pintura interna e externa; e troca de todas as luminárias e das tomadas, para melhor adequação do mobiliário.

Foram investidos R$ 195.252,59, sendo R$ 150 mil provenientes de recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definidos por resolução de 2018 assinada pelo então secretário e atual deputado estadual Michele Caputo, presente ao evento. O restante dos recursos é proveniente do município.

Por toda a cidade

Com a entrega de hoje, a Prefeitura de Curitiba completou as revitalizações de 16 Unidades de Saúde desde o início de 2021.

Além da Fernando de Noronha receberam melhorias e estão sendo utilizadas pelos curitibanos as unidades de saúde Santa Efigênia (Barreirinha); Caiuá (CIC); Pompéia (Tatuquara); São Paulo (Uberaba); Ipiranga (Capão Raso); Vista Alegre (Pilarzinho); Vila Feliz (Novo Mundo), todas em 2020. Este ano, foram entregues as unidades Nossa Senhora da Luz (CIC); Dom Bosco (Campo de Santana); Abaeté (Boa Vista); Parque Industrial (feita reforma na área da Odontologia, Capão Raso); Tingui (Tingui); Pilarzinho (Pilarzinho); Moradias Belém (Boqueirão); e Moradias da Ordem (Tatuquara). Nas próximas semanas, a Prefeitura deve concluir e entregar a reforma na Unidade de Saúde Bacacheri.

Também participaram da entrega da unidade o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; a supervisora do Distrito do Boa Vista, Vânia Buba; e a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Flávia Quadros.