Grande Curitiba

Santa Cândida, Bairro Alto e Cajuru têm moradores satisfeitos com novo pavimento das ruas

24 de novembro de 2021 às 16:28
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Famílias do Santa Cândida, Bairro Alto e Cajuru vivem dias melhores depois que as ruas onde moram tiveram piso de saibro substituído por asfalto ou paver, dando fim a inconvenientes como buracos, excesso de poeira e lama. As obras foram executadas sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas pelo programa Asfalto no Saibro.

Além do novo pavimento, foi implantada a infraestrutura de drenagem, com galeria de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. Outras ruas, em diferentes bairros, foram alcançadas com os mesmos benefícios e tiveram obras concluídas recentemente.

“São obras que impactam na saúde, na qualidade de vida das pessoas e na valorização dos espaços”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas. Rodrigo Araújo Rodrigues.

Santa Cândida

Na Rua Antônio Carlos de Jesus Miolino, no Santa Cândida, o asfalto novo e as obras de drenagem para mitigar os alagamentos, antes frequentes no local, aconteceram no trecho de 133 metros entre a João Manoel Geremias e a Beppe Gusso. Obras que agradaram a pizzaiola Denise Macedo, 51 anos, uma das primeiras moradoras da rua e que por décadas esperou pelas melhorias.

“Eu amei, para mim está perfeito. Eu já nem acreditava mais que um dia teríamos toda essa infraestrutura que ficou de primeira”, conta Denise. Ficam para trás, relembra a moradora, dias de apuros, quando chuvas fortes faziam a via alagar. “Tivemos ocasião em que o Corpo de Bombeiros precisou resgatar vizinhos daqui. Coisa do passado, agora as lembranças serão boas para todos nós”, reforça Denise.

Wesley Cardoso e Anderson Stocco trabalham na coleta seletiva de resíduos orgânicos e correm pelas ruas para retirar o lixo separado pelos moradores. Por isso, a mudança na Rua Antônio Carlos de Jesus Miolino facilita e dá mais segurança ao ofício diário. “Asfalto lisinho, sem buraco, faz o trabalho ficar mais seguro e fácil. Vira uma moleza”, comemorou Wesley.

Bairro Alto

No Bairro Alto, os vizinhos Gilberto Eduardo Alves e Osvaldo Aparecido Gonçalves comemoram o asfalto e as obras de drenagem que completaram a malha pavimentada na Rua Arthur Ramos, que recebeu as melhorias no trecho de 125 metros entre a Estrada da Graciosa e o n.º 25 da mesma rua.

“Era muito frustrante, o asfalto da rua acabava bem em frente à minha casa. Uma parcela de nós, moradores, enfrentava as dificuldades de viver em uma rua com buracos e que empossava água da chuva. Acabou, agora moramos em uma rua digna, conta Gilberto.

Os investimentos feitos pela Prefeitura estimularam Gilberto a colocar em prática um sonho antigo. Marceneiro e barbeiro, ele fará melhorias em frente de casa para abrir uma barbearia no local.

Osvaldo Aparecido Gonçalves também ficou satisfeito com a conclusão do pavimento da rua. “A beleza que ficou importa, mas bom mesmo é não sofrer mais com o poeirão e a água empossada”, declara Gonçalves.

Cajuru

Vias estreitas, sem espaços para calçadas, são atendidas com a pavimentação com blocos de concreto (paver), para garantir o uso compartilhado de veículos e pedestres. É o caso da Rua Juarez Tadeu Morona, no Cajuru. A obra substituiu o saibro em 151 metros, no trecho entre a Eurico de Paiva Vidal até o final da rua. “Quando chovia ninguém entrava nem saia da rua. Isso acabou, agora está muito bom e muito bonito”, conta a dona de casa Eloisa Camargo, que vive há 28 anos no local.

Asfalto no Saibro

Lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2019, o programa já alcançou mais de 66.168 mil metros de extensão de vias por toda a cidade, em 290 ações já executadas ou em andamento. A sexta etapa do programa foi lançada no final de julho para beneficiar mais 86 ruas de oito regionais administrativas. Serão outros 28 km de vias que servem 14 bairros de Curitiba.