Orgânicos enriquecem a alimentação escolar dos estudantes

COM ASSESSORIAS – Adquiridos da agricultura familiar, o volume de produtos orgânicos na alimentação escolar de crianças e estudantes da rede municipal de ensino vem aumentando a cada ano.
A produção de orgânicos não contém agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes sintéticos, ao contrário do sistema convencional.
Atualmente esses produtos representam cerca de um quarto do total comprado da agricultura familiar, em volume.
A inclusão de orgânicos promove a segurança alimentar e nutricional, além de favorecer o desenvolvimento local sustentável, pois os itens são adquiridos na própria região.
“Por isso, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, prevê a aquisição deste tipo de alimento”, explica a gerente de Alimentação do Departamento de Logística da Secretaria Municipal da Educação (SME), Maria Rosi Marques Galvão.
Todos os dias, a Educação serve cerca de trezentas mil refeições para as 140 mil crianças e estudantes matriculadas na rede municipal de ensino, em mais de quatrocentas unidades.
Há opções de cardápios especiais para celíacos, vegetarianos, diabéticos ou com intolerância à lactose, entre outros.
Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação, preparados pelas empresas terceirizadas e entregues diariamente nas unidades.
Para garantir a qualidade, a Gerência de Alimentação da secretaria coordena o acompanhamento técnico diário de cada unidade, com apoio dos Núcleos Regionais da Educação. Além disso, a Prefeitura oferta cursos de formação com o objetivo de subsidiar tecnicamente os profissionais.
Kits do remoto
Esta semana foi realizado o fornecimento dos kits suplementares de alimentação escolar de dezembro. Será a última entrega de 2021, o ano letivo termina dia 20/12.
De fevereiro a novembro, foram entregues 841,1 mil kits às famílias de crianças e estudantes da rede municipal de ensino. Com dezembro, o número deve ficar próximo a 860 mil kits.
As famílias recebem arroz, feijão, óleo, macarrão, leite em pó, frutas e legumes, sendo que os hortifrútis variam conforme a estação e contemplam aqueles com necessidades especiais de alimentação, como sem glúten e sem leite.
Confira os materiais de educação nutricional que são distribuídos com os kits.