Grande Curitiba

Guardas municipais começam a receber novas armas

18 de janeiro de 2022 às 17:15
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Municipal começa a fazer a substituição do armamento utilizado pelos profissionais da corporação. Os atuais revólveres e pistolas calibre 380 darão lugar a pistolas calibre 9 mm, alinhadas à tendência utilizada pelas principais forças de segurança pública mundo afora.

As mais de mil armas da empresa tcheca CZ, fruto do primeiro pregão eletrônico internacional realizado pela Prefeitura, serão entregues à medida que o efetivo passe pelo treinamento para utilização do novo equipamento. As primeiras 30 unidades foram distribuídas a integrantes do Grupo de Operações Especiais (GOE), na tarde desta terça-feira (18/1), na sede da corporação.

“Queremos uma guarda firme, forte, segura, cidadã e amorosa com o povo, mas intransigente com o mal. A função da Defesa Social, juntamente com as polícias, é buscar o melhor para defender as famílias de Curitiba”, afirmou o prefeito Rafael Greca, durante a entrega.

A pistola calibre 9 mm é o armamento para o qual as principais forças de segurança nacionais estão migrando, por proporcionarem maior precisão e controle pelo profissional que a utiliza, além de maior poder de defesa.

“Esta aquisição, que torna a GM de Curitiba a primeira do Brasil a utilizar o armamento importado, demonstra a preocupação do prefeito Rafael Greca com a proteção do guarda municipal. É um profissional que atua como protetor da comunidade e que pode voltar para casa com segurança”, ressaltou o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

O pregão eletrônico internacional propiciou uma economia ao município, pelo valor mais baixo do que o praticado no mercado nacional, para um equipamento de qualidade superior. “No país, o armamento é comercializado a um valor médio de R$ 13 mil, enquanto a compra realizada pela GM teve o valor unitário de R$ 2,3 mil”, comparou o comandante da GM, Carlos Celso dos Santos Junior.

Capacitação

A entrega das novas armas é precedida de uma capacitação específica para utilização do armamento, ministrada por profissionais já treinados, entre inspetores e supervisores, da própria Guarda Municipal. Os cursos já estão em andamento e continuam nas próximas semanas.

Essa preparação teve início com o desenvolvimento do curso para instrutor de armamento e tiro realizado no ano passado. Considerado de nível altamente especializado, o treinamento ofertado pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da GM capacitou em tipos diversos de armamento, em 130 horas-aula, profissionais que podem atuar como docentes em disciplinas práticas.

Estiveram presentes na entrega das primeiras pistolas 9mm o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o comandante da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, GM Alves; o secretário de Segurança de Araucária, Antônio Souza; e o presidente do Instituto De Previdência Dos Servidores Do Município De Curitiba (IPMC), Ary Gil Merchel Piovesan; o superintendente da Defesa Social, Wagnelson de Oliveira; integrantes da Guarda Municipal de Curitiba, Defesa Civil Municipal e Superintendência de Trânsito (Setran).