Grande Curitiba

Operadoras de Telecom alinham projetos para retirada de fios na área central

18 de janeiro de 2022 às 11:17
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Representantes de concessionárias de Telecom estiveram reunidos, nesta segunda-feira (17/1), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para alinhar os projetos e a execução da implantação de dutos subterrâneos para o cabeamento de serviços de telefonia e dados de forma simultânea às obras de novas calçadas e paisagismo na Alameda Carlos de Carvalho e na Rua Cândido Lopes, no Centro da cidade.

“O papel da Prefeitura nesse contexto é de intermediação. O objetivo é possibilitar que as intervenções sejam feitas em conjunto, cada qual com a sua responsabilidade, de forma a manter a integridade do pavimento ao final das obras. Com esse alinhamento, estaremos minimizando eventuais prejuízos na prestação de serviços”, observa a gerente de Obras de Curitiba, engenheira Mirian Voss, da COC/Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT).

O início dos trabalhos na Carlos de Carvalho e Cândido Lopes, como parte do projeto Caminhar Melhor, deverá ocorrer no começo de fevereiro. A Prefeitura, por intermédio de empresa contratada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), fará a renovação das calçadas e do paisagismo, sendo de responsabilidade das concessionárias de Telecom, a implantação das galerias para o cabeamento de transmissão de voz e dados.

Quando iniciadas, as obras deverão ser feitas quadra a quadra, com início a partir da Alameda Carlos de Carvalho, desde a Visconde de Nácar em sentido à Praça Tiradentes. Com as galerias concluídas será retirado o cabeamento hoje existente nos postes de iluminação ao longo destas vias.

Na reunião da tarde desta segunda-feira (17/1) no Ippuc estiveram presentes a engenheira Mirian Voss, da COC; o arquiteto do Ippuc, Roberto Pratto, responsável pelo projeto de paisagismo das vias, e representantes das empresas de Telecom que farão o projeto conjunto de implantação dos dutos subterrâneos.

Representando a Telefônica-Vivo, Edgard Helvig Jr.; do Grupo Claro, Fabio Andre Janeski; da Radiante Engenharia, Marcelo Xavier e Carlos Eduardo Dalcol; Paulo C. Alberti, da TIM; Elizeu Alvez, da Algar; Luciano Pedro Motta e Jefferson M.Silva, da IPTV Broadband e W. Gonçalves, da empresa Acesso on-line. A Copel Telecom também participará das intervenções conjuntas com as demais empresas.