Grande Curitiba

Pequeno Manual para vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Curitiba

18 de janeiro de 2022 às 17:12
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Com o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos em Curitiba na segunda-feira (17/1), pais, mães, familiares e responsáveis pelos pequenos devem estar atentos sobre a logística da imunização para esse público.

Os primeiros grupos são crianças de 5 a 11 anos com prioridades, entre elas, as acamadas, institucionalizadas e indígenas, seguidas das que têm comorbidades (maior risco na contaminação por covid-19 por já ter outra doença diagnosticada) e as com deficiência.

À proporção que Curitiba receba novos lotes do imunizante pediátrico da Pfizer contra o coronavírus, a SMS amplia o calendário para a aplicação das doses nos grupos de crianças sem comorbidades, escalonando em ordem decrescente de idade (de 11 para 5 anos).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta sobre como conferir o cronograma, documentações necessárias para a vacinação dos curitibinhas, locais de vacinação e demais cuidados.

Cronograma

Assim como na vacinação dos adultos, a Prefeitura está com as equipes preparadas para imunizar também os curitibinhas, mas a cidade depende do recebimento de doses do imunizante para aplicar, por isso não pode chamar toda a população infantil de uma vez só.

Para exemplificar, Curitiba estima ter 164.821 crianças entre 5 e 11 anos. No primeiro lote de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, recebeu 6% desse total (9.870 doses), destinados ao público infantil prioritário.

Com o recebimento de novos quantitativos, a SMS vai ampliar o calendário para a aplicação das doses nos grupos de crianças sem comorbidades, escalonando em ordem decrescente de idade.

A programação do dia para a vacinação pode ser conferida no site Imuniza Já e as convocações são enviadas para o login do Aplicativo Saúde Já Curitiba em que a criança foi cadastrada (como dependente ou titular).

Locais de vacinação

Curitiba destinou dez Unidades de Saúde para atender exclusivamente as crianças que vão se vacinar contra a covid-19, entre as 8h às 17h. Os locais podem ser conferidos no site Imuniza Já.

Vacina pediátrica – esquema vacinal

A vacina Pfizer pediátrica será em duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações e tem especificidades como como dosagem, composição, prazo de armazenagem, manejos para diluição e com orientação de insumos (seringas e agulhas) diferentes em relação ao imunizante para pessoas com mais de 12 anos.

O esquema vacinal para as crianças dessa faixa etária será de duas doses da Pfizer pediátrica, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

A vacina contra covid-19 para crianças tem dosagem e composição diferente a da que é utilizada para maiores de 12 anos, com duas doses de 0,2 ml.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação, familiares ou responsáveis que levarão as crianças para serem vacinadas.

Documentos

– Para todas as crianças

– Cadastro no Aplicativo Saúde Já – É necessário que a criança esteja cadastrada no Aplicativo Saúde Já https://saudeja.curitiba.pr.gov.br/, como dependente no cadastro de pai, mãe, familiar ou responsável, ou fazendo um novo cadastro para ela.

Essa inclusão é necessária para que a vacina seja registrada no sistema eletrônico da Secretaria Municipal da Saúde, o e-saúde, e na carteira vacinal da criança.

O cadastramento prévio também colabora para melhor fluxo da vacinação nas Unidades de Saúde. Confira ao final do texto como fazer o cadastro no app e incluir dependente.

– Termo de Vacinação – No dia da vacinação é necessário que um familiar ou responsável acompanhe a criança para a assinatura do termo de consentimento. Deverão ser apresentados documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome do responsável pela criança. O documento está disponível nos dez pontos de vacinação para as crianças

– Documentos pessoais da criança – É necessário apresentar CPF; que possui os dados que permitem fazer o cadastro da dose no sistema do Ministério da Saúde. Caso a criança não tenha esse documento, levar RG ou Certidão de Nascimento, além do comprovante de residência, para que as equipes possam cadastrar a criança no sistema do Ministério da Saúde.

– Comprovante de Residência – Este documento deve estar no nome dos pais ou responsável e com endereço válido em Curitiba, anexado a um documento que comprove a filiação.

Em casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência junto com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.

– Documentos do adulto – Quem for acompanhar a criança na vacinação – pais, familiares ou responsável, deve apresentar documento de identificação com foto.

– Para Crianças acamadas

– Crianças de 5 a 11 anos acamadas em leitos atendidas pelo SUS Curitibano: têm sua dose agendada a partir de um contato telefônico das equipes da SMS com os familiares.

– Crianças acamadas atendidas pela rede privada: pais, familiares ou

responsáveis podem informar esta condição à SMS via Aplicativo Saúde Já Curitiba (é necessário atualizar a versão do aplicativo nas lojas virtuais para plataformas Android ou iOS para abrir essa opção) ou pelo site e escolher a aba “Paciente Acamado”.

– Para crianças com Comorbidades

Confira aqui a lista de comorbidades  do Ministério da Saúde para a priorização na vacinação contra a covid-19.

– Crianças com comorbidades atendidas pelo SUS Curitibano: Precisa estar cadastrado no Aplicativo Saúde Já para recebera convocação para a vacinação, via mensagem no próprio aplicativo.

– Crianças com comorbidades atendidas na rede privada: Devem apresentar declaração emitida pelo médico que os acompanha, segundo o modelo disponível para esses profissionais no site do CRM-PR.

– Para crianças com Deficiência

Para os pequenos de 5 a 11 anos desse grupo, familiar ou responsável deve apresentar documento que comprove essa condição, como cartão-transporte da Urbs de isento para Pessoa Com Deficiência (identificado com a letra “I” no canto superior direito); Identidade (RG) emitida a partir de 2019 com a indicação “Pessoa com Deficiência”; Declaração pelo médico que acompanha a crianças, no modelo disponível a esses profissionais pelo site do CRM-PR, com a indicação da Deficiência Permanente

Outras dúvidas

– Crianças que tiveram covid-19

Para vacinar crianças de 5 a 11 anos (tanto 1ª como 2ªdose ou reforço) que tiveram covid-19 é necessário aguardar um período mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou da testagem positiva para o vírus (teste Antígeno ou PCR detectável).

– Interação com outras vacinas

A vacina pediátrica da Pfizer contra a covid-19 não deverá ser administrada simultaneamente com outras vacinas. O intervalo deve ser de 15 dias.

– Carteira de Vacinação
A carteira de vacinação da criança não é obrigatória ser apresentada no dia do recebimento da dose contra a covid-19. O registro é feito diretamente no sistema eletrônico da SMS, o e-saúde e atualizado na carteira vacinal que pode ser consultada no Aplicativo Saúde Já Curitiba, na aba “Carteira de Vacinação” e, em seguida, escolhendo a opção “Imprimir Carteira de Vacina”.

Como fazer o cadastro no App Saúde Já

– Primeiro acesso

No smartphone, busque por “Saúde Já Curitiba” nas lojas virtuais (Play Store para aparelhos com sistema Android, e App Store para os que utilizam o sistema iOS). Instale ou atualize o app.

No primeiro acesso, informe o número do CPF ou Cartão do SUS. A primeira senha é sua data de nascimento, no formato “DD/MM/AAAA”.

Pessoas que já tenham passado por algum atendimento no SUS Curitibano, já terão as informações na base de dados, não precisarão preencher novamente, basta conferir seus dados.

Para aqueles que não tiverem os dados cadastrados, na tela inicial clicar na opção “Cadastre-se aqui” o próximo passo é informar um CEP válido em Curitiba, preencher informações pessoais e de contato.

– Inclusão de dependente

Com o cadastro ativo, basta acessar a página inicial e abrir, na seta para baixo, o campo de detalhes do titular do cadastro. Nessa área, também está o campo “Dependentes”. Nessa área, basta clicar no círculo à esquerda para incluir um novo dependente, informando o CPF ou número do Cartão SUS e a data de nascimento.