Grande Curitiba

Prefeitura revitaliza pontos tradicionais do comércio curitibano

18 de janeiro de 2022 às 11:22
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Curitiba entregou oficialmente, na tarde desta segunda-feira (17/1), mais um imóvel com fachada renovada pelo programa Rosto da Cidade. O sobrado onde fica a loja Samuca Modas, endereço tradicional do comércio da região Central, na Praça Generoso Marques, foi vistoriado pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária do Meio Ambiente Marilza do Carmo Oliveira Dias.

“Estamos entregando, revitalizado e valorizado, este endereço de emprego e renda no Centro Histórico, coração do comércio da nossa cidade”, disse o prefeito Rafael Greca. “Nosso objetivo é dar ao Rosto da Cidade a dignidade de uma Curitiba bem-cuidada”, completou.

O prefeito foi recebido pela gerente da loja, Marli Ferreira, que está à frente da equipe há mais de 40 anos. “Um prédio sempre conservado e bonito faz toda a diferença para todos nós que trabalhamos aqui e para os nossos clientes”, comentou, ao agradecer o trabalho da Prefeitura e todo o cuidado da administração com a região. A Samuca Modas gera, hoje, 12 empregos diretos.

Localizada na Rua Riachuelo, número 20, é de propriedade do imigrante europeu de origem judaica Samuel Grimbaum, que iniciou as atividades com seu irmão Marian, já falecido, em 1979. Especializada no varejo de artigos do vestuário e acessórios, fica em frente ao Paço da Liberdade e da Casa Edith, outro endereço tradicional que faz parte do Rosto da Cidade.

O programa

Os trabalhos fazem parte da terceira etapa do programa, que também acontece nas praças Tiradentes e Borges de Macedo. Em agosto do ano passado, foi finalizado o primeiro prédio da área, o Palacete Tigre Royal, construído em 1916 na Praça Generoso Marques. O Rosto da Cidade já entregou 119 imóveis, sendo: 26 públicos e 93 particulares desde seu início em 2019.

Dividido em seis etapas, o Rosto da Cidade prevê a limpeza de pichações e a execução de nova pintura com aplicação de resina especial que facilita a manutenção dos imóveis inseridos no programa. Também fazem parte das ações da Prefeitura, nesse contexto, a execução de planos de iluminação pública, segurança, mobilidade e acessibilidade.

Presenças

Acompanharam a entrega o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil; e o diretor de Parques e Praças da Secretaria, Giovando Romanine.

Durante a visita, o prefeito foi presenteado com livros infantis da Editorial Casa, que fica em um dos prédios da Praça Generoso Marques. A entrega foi feita pelos sócios Katlyn Lopes e Everson Ciriaco.