Grande Curitiba

Prefeitura tem novo secretário do Esporte, Lazer e Juventude

18 de janeiro de 2022 às 17:08
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Carlos Eduardo Pijak Junior é o novo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude. A nomeação do professor de Educação Física e servidor da Smelj, que antes respondia pela diretoria de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, foi publicada no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (17/1).

Pijak Junior vai substituir o professor de Educação Física Emilio Trautwein, servidor concursado da Prefeitura, que estava como secretário desde 2017, início da gestão do prefeito Rafael Greca. Trautwein seguirá envolvido em outras funções dentro da administração municipal.

Pijak também é professor da Smelj, começou dando aulas de Educação Física na rede municipal de ensino e com o projeto Tênis nas Escolas. “É uma honra muito grande alcançar tão nobre função”, disse Pijak logo após a nomeação para secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Currículo

Carlos Eduardo Pijak Junior é graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2004), com mestrado na linha de Sociologia do Esporte, História e Políticas Públicas no programa de pós-graduação em Exercício e Esporte da UFPR (2009). É professor concursado das redes municipal e estadual de ensino desde 2006.

Tem experiência em gestão pública, gestão de convênios, parcerias público-privadas, nas interfaces do ensino superior e sua organização, na área de Educação Física com ênfase na elaboração de projetos político-educacionais, políticas públicas esportivas, incentivo ao esporte e nas relações escolares e suas particularidades.

No Governo do Paraná foi coordenador de projetos na Assessoria Especial da Juventude (2013-2014), auxiliando na criação da pasta, inédita no organograma estadual. Atuou ainda como assessor técnico da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2014-2015), trabalhando na coordenação da articulação entre a Secretaria Estadual da Educação (SEED), Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e as universidades estaduais, bem como no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) promovido pela Coordenação de Articulação Acadêmica (CAA), com capacitações para instituições de ensino do Paraná e professores da Educação Básica.

Foi conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual da Educação (2015 – 2016) e já atuou como diretor no Departamento de Gestão Educacional na Secretaria Estadual da Educação (2015), coordenando ações relacionadas às equipes gestoras no trabalho com as instâncias colegiadas, bem como assuntos inerentes aos direitos humanos e educação ambiental das escolas do Estado do Paraná.

Na Prefeitura de Curitiba, ainda como professor da rede municipal, idealizou o projeto “Tênis para todos: uma nova cultura começa na Escola”, que chegou a atender mais de 2 mil crianças nas escolas municipais (2006) e atuou como gerente de projetos educacionais e coordenador de área da disciplina de Educação Física na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (2011).

Na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude foi diretor pela primeira vez de 2011 a 2012 no Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social. Em 2017, assumiu a diretoria de Esporte e, em 2021, retornou à diretoria do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social.