Grande Curitiba

Abelha, Semente e Minhoca: atores da natureza ensinam a piazada na Fazenda Urbana

7 de março de 2022 às 12:10
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Abelha, Semente e Minhoca. Na Fazenda Urbana de Curitiba, estes três “atores” da natureza e da agricultura se transformam em divertidos personagens do Circuito Infantil de Segurança Alimentar do espaço da Prefeitura. Um sábado por mês, das 9h às 12h, crianças de 4 a 10 anos aprendem sobre o papel de cada um deles no ciclo do alimento e a importância de se consumir refeições saudáveis, com muitas hortaliças, além de trabalhar os cinco sentidos: tato, olfato, visão, paladar e audição.

Uma visita teste ocorreu em fevereiro e os próximos circuitos infantis ocorrem nos dias 19 de março e 2 de abril. As inscrições já estão abertas no portal Aprendere. O passeio é gratuito.

O Circuito Infantil da Fazenda Urbana, denominado Cores, Aromas e Sabores: da Horta para a Mesa, tem dez vagas para as crianças, que precisam estar acompanhadas de um responsável.

“De forma divertida, as crianças têm uma manhã de contato com a natureza adquirindo conhecimento sobre plantas e as diferentes possibilidades de cultivo em pequenos espaços, com foco em ampliar uma consciência ecológica e estimular uma alimentação saudável”, salienta Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), órgão responsável pela Fazenda Urbana.

O local é um inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades.

Roteiro

O Circuito Infantil da Fazenda Urbana começa com uma roda de conversa sobre o ciclo do alimento, com as monitoras explicando o papel da água, terra e, é claro, dos personagens que tornam o passeio mais lúdico. “Abelha, Semente e Minhoca são apresentadas, neste momento, para que os pequenos tenham a atenção despertada”, salienta Fabiana Troyan, da equipe da Fazenda Urbana e uma das servidoras que acompanha os pequenos.

Na sequência, as crianças percorrem os diversos setores da Fazenda Urbana, em um tour sensorial, com direito, literalmente, a por a mão na terra. “Nos canteiros, elas são incentivas a fazer o plantio de mudas e a participar da colheita de hortaliças”, detalha Fabiana.

Os pequenos ainda conhecem as colmeias de abelhas do projeto Jardins de Mel da Prefeitura, tendo noções sobre o papel polinizador destes insetos, e também percorrem a área de compostagem, onde têm contato com o trabalho das minhocas na chamada “vermicompostagem”, técnica que transforma cascas de legumes, frutas, ovos e até filtros de café, que normalmente seriam descartados no lixo comum, em um potente adubo orgânico para as hortas residenciais.

Depois, as crianças seguem para a etapa final do circuito, na cozinha-escola da Fazenda Urbana. As hortaliças colhidas pelos pequenos, inclusive, são usadas para mostrar como uma refeição pode ficar mais saudável e colorida. “Elas até ajudam na higienização e preparo das saladas e sucos e são convidadas a saborear”, conta Tayana Fernandes Ceccon, uma das nutricionais da Fazenda Urbana que participa do Circuito Infantil.

Circuito Infantil da Fazenda Urbana de Curitiba

Datas: 19/3 e 2/4
Horário: das 9h às 12h
Vagas: 10 crianças/dia (nas visitas, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável)
Local: Fazenda Urbana de Curitiba, Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1880, Cajuru
Inscrições no portal Aprendere.