Grande Curitiba

Adolescentes do Tatuquara se formam em curso de informática

6 de abril de 2022 às 11:17
(Foto: Sandra Lima)

COM ASSESSORIAS – Depois de um mês e meio de aulas, 47 adolescentes atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) na Regional Tatuquara se formaram no curso de informática promovido pela organização social GERAR – que desenvolve o projeto Cidadania Digital -, em parceria com a Prefeitura e o Governo do Paraná. O evento foi nesta terça-feira (5/4), na sede da instituição social.

Além do conteúdo voltado à informática, os adolescentes tiveram aulas de formação cidadã e agora serão encaminhados para vagas de emprego na condição de aprendizes, um dos principais objetivos do curso.

Os jovens que participaram do projeto têm de 15 a 17 anos e são estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Beatriz Faria Ansay, onde as aulas foram realizadas, no Tatuquara, entre 17 de fevereiro e 31 de março.

A diretora de Apoio à Empregabilidade da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira, parabenizou os adolescentes pela conquista. “Vejo que vocês estão diferentes, mais maduros, desde a primeira aula, e preparados para as novas oportunidades que vão surgir ao longo da vida profissional de cada um”, disse.

Melissa destacou o trabalho da Prefeitura para capacitar adolescentes e jovens curitibanos para o mercado de trabalho, com o desenvolvimento de programas como o Mobiliza, o Formação para o Primeiro Emprego (PPE), FAS Aprendiz e 1º Empregotech.

Coordenadora de Novos Projetos da GERAR, Elizete Drevinski falou que a formatura marca os 19 anos da instituição, que atua no Paraná e em Santa Catarina, comemorados nesta terça-feira.

“Levando essas oportunidades para os jovens, a GERAR devolve à população o que arrecada em recursos para o desenvolvimento de projetos”, explicou. Para a oferta do curso itinerante, a instituição usou recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para a compra de computadores.

Parceria

O Cidadania Digital é realizado pela GERAR, responsável pela formação dos jovens e pelo laboratório itinerante, em parceria com a FAS, que fez a triagem dos participantes. O Governo do Estado participa com a destinação de recursos para a realização do projeto, por meio do FIA.

Em Curitiba, o projeto já foi desenvolvido na Regional CIC, em novembro de 2021, com a formação de 42 adolescentes. Em breve, a GERAR e a FAS levarão a ação para mais duas regionais da cidade, Bairro Novo e Cajuru.

Orgulho

Entre os formandos do Cidadania Digital está o estudante Lucas Rafael de Oliveira Costa, 15 anos, que foi ao evento acompanhado do pai. Luciano de Oliveira Costa é caminhoneiro e se programou para ver a formatura do filho. “Estamos muito orgulhosos por este dia”, disse o pai que chegou a Curitiba nesta segunda-feira (4/4), depois de uma viagem de 15 dias a trabalho.

A estudante Stephany Padilha Cordeiro, 15 anos, também fez parte da turma. “Eu achei o curso maravilhoso, me ajudou na parte de comunicação. Além disso, aprendemos a parte de informática, como usar Excel e Power Point”, contou a adolescente que sonha em fazer Medicina e ser cirurgiã.

GERAR

Fundada em 2003, a GERAR é uma organização social sem fins lucrativos que trabalha para promover o desenvolvimento social por meio de ações educacionais e da geração de emprego e renda. A GERAR desenvolvendo no Paraná e em Santa Catarina o programa Aprendiz Legal.

Presenças

Participaram da formatura o vice-diretor do Colégio Estadual Cívico Militar Beatriz Faria Ansay, Edenilson José Knoepke, e o Oficial de Gestão Educacional, Jeferson Ghisi Costa.

A GERAR foi representando também por João Monteiro, líder pedagógico e Dayane Feitosa, líder de atendimento social. Da FAS estiveram presentes a supervisora do Núcleo Regional, Cintia Aumann, a gerente do PPE, Francielle Lara Hass Lopes da Silva, e o gerente do Trabalho Tatuquara, Fábio Junior dos Santos.