Grande Curitiba

Estudantes debatem cidadania, trabalho e renda em Audiência Jovem

13 de abril de 2022 às 16:30
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Cidadania, participação social e política, profissionalização, trabalho e renda, liberdade de expressão e comunicação foram alguns dos temas discutidos, na manhã desta quarta-feira (13/4), pelos estudantes do Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, no Sítio Cercado.

As discussões fizeram parte da Audiência Jovem, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná. Este foi o terceiro encontro com jovens e haverá mais sete reuniões nas regionais Matriz, CIC, Cajuru, Pinheirinho, Portão, Boa Vista e Tatuquara. A próxima Audiência Jovem será no dia 20 de abril, no Colégio Estadual Loureiro Fernandes, na Regional Matriz.

“As reuniões são feitas nos colégios estaduais para ouvir os jovens, o que eles têm a dizer e as demandas que querem resolver. Os principais pedidos são de serviços como emprego, cultura e saúde”, explicou o assessor da Juventude da Smelj, Adriano França.

O estudante Nathan Felipe da Silva, de 17 anos, afirmou que a Audiência Jovem é um espaço bom para troca de ideias. “Eu gostaria de mais espaços públicos para desenvolver atividades de cultura e lazer”, disse Silva.

Kamille Rodrigues, 17, estuda no Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, no Sítio Cercado, e participou do grupo de discussão sobre o tema saúde, meio ambiente, desporto e lazer. “Espero que consigamos propor ações e encontrar soluções para melhorar as condições da educação e da saúde”, explicou Kamille.

Protagonismo juvenil

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, destacou para os 170 estudantes que participaram da Audiência Jovem que o objetivo da reunião era mostrar os serviços que a Prefeitura e o Estado oferecem para a juventude. “Mas vocês têm que ter a vontade de serem protagonistas da vida de vocês. Aproveitem esse momento para discutir o que vocês querem que mude”, disse Pijak.

A Audiência Jovem também contou com apresentação cultural feita por alunos do Colégio Estadual Hasdruball Bellegard e com o depoimento do paratleta incentivado pela Prefeitura de Curitiba Ronan Nunes Cordeiro. Ele contou como começou a nadar no Clube da Gente Bairro Novo e hoje conhece várias cidades do mundo competindo no paratriathlon. Ronan Cordeiro ficou na 5ª colocação nas Paralímpiadas de Tóquio no ano passado.

Os jovens também tiveram informações sobre os programas e projetos de emprego desenvolvidos pela Fundação de Ação Social (FAS), como o Mobiliza, Portal Aprendiz, Liceu de Ofícios e Inovação e o Aprendere.

As Audiências Jovens já passaram pelas regionais Boqueirão, Santa Felicidade e agora Bairro Novo.