Grande Curitiba

Família Folhas encerra semana de Educação Ambiental na Regional CIC

29 de abril de 2022 às 16:43
(Foto: Luiz Costa/ SMCS)

COM ASSESSORIAS – A ansiedade tomou conta dos estudantes da Escola Municipal Anita Merhy Gaertner, na Regional CIC, na manhã desta sexta-feira (29/4). O motivo era a visita da Família Folhas, que foi apresentada pelo Curitibinha, antes da peça de teatro que fala sobre a volta da campanha de sustentabilidade para a cidade.

O recorde de palmas foi para o menino folha Fefo, uma das novidades da Família para 2022, com a irmã, a adolescente Flora, e o pet folha adotado, o Folheco. Mas todos ouviram com muita atenção, também, os ensinamentos do Seu Folha, da Dona Fofô, da Fófis e do Fifo – os quatro integrantes que já existiam na década de 1990, quando a campanha da Família Folha foi lançada em Curitiba.

A diretora Roseli de Cássia Moloni Garcia contou que a empolgação era geral entre os pequenos na espera para conhecer os personagens. “E trazer as crianças para esse mundo da Educação Ambiental faz toda a diferença na vida deles e das famílias”, observou.

Neste sábado (30/4), às 11h, a Família visita o evento de adoção Amigo Bicho, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura, e retoma a agenda nas escolas na segunda-feira (2/5), às 10h, na Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux.

Para a estudante Yasmin Gabriele Ferreira, de 11 anos, é um jeito legal de lembrar sobre o assunto. “A peça é muito divertida e ajuda quem se esquece de como separar o lixo”, contou. Seu colega Bryan Cordeiro Oto, de 8 anos, assume que ainda não domina completamente o assunto da separação de recicláveis. “Ainda separo mais ou menos, mas achei a Família Folhas legal”, disse.

Inspiração

Além das crianças, chamou a atenção o olhar atento do professor pedagogo Luiz Cesar dos Santos, de Fazenda Rio Grande, que foi à Escola Municipal Anita Merhy Gaertner para conferir as novidades da campanha. Ele tem um projeto de Educação Ambiental para escolas da Região Metropolitana de Curitiba.

“Acompanhei a Família Folhas no início e achei muito interessante o novo formato. Vim buscar inspiração para poder melhorar também o meu projeto”, explicou.