Grande Curitiba

Novos tablets já fazem parte do dia a dia dos professores

16 de maio de 2022 às 16:01
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Cerca de 2,5 mil dos 13 mil tablets já chegaram às mãos dos professores e diretores da rede municipal de ensino. Eles começaram a ser entregues, no mês passado, pela Prefeitura de Curitiba. Até o fim do semestre, os profissionais do magistério de todas as regionais serão contemplados. Também serão entregues 600 Centrais Multimídia para as escolas.

Os equipamentos poderão ser utilizados em pesquisas na internet, elaboração de materiais, participação em videoconferências, registros e futuramente para a chamada on-line.

“Assim, nossos professores estão alinhados às tecnologias que permitem impulsionar esta cidade educadora, de ensino de qualidade e aprendizado prático, desenvolvendo nos curitibinhas a capacidade de pensar e resolver questões do dia a dia”, destacou o prefeito Rafael Greca.

O modelo de tablet entregue pela Secretaria Municipal da Educação – o S6 Lite da Samsung – agradou a diretora da Escola Municipal Omar Sabbag (Cajuru), Roseli Percegona.

“Tem muitas funcionalidades, este modelo é muito bom. Estou usando há dias, já fiz reuniões com ele. É prático, digito as palavras durante uma conversa ou apresentação e já vai salvando tudo”, comentou Roseli.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que as entregas fazem parte de um compromisso da gestão do prefeito Rafael Greca. Além disso, a conectividade está recebendo melhorias. As escolas passam de dez para 30 megas de internet, e os CMEIs e CMAEEs de dez pra 20 megas. “Lembrando que os tablets podem ser conectados à rede corporativa nas unidades, o que não é possível com equipamentos pessoais”, esclarece Estela Endlich, diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP).

A equipe do DDP preparou um tutorial para orientar o uso do novo equipamento. É só acessar o site da Educação.

Investimento em tecnologia

Até o fim deste semestre, além dos tablets para professores, 600 Centrais Multimídia chegarão às unidades educacionais. Os equipamentos são destinados ao uso pedagógico nas escolas, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).

As Centrais Multimídia serão distribuídas de maneira escalonada, da mesma forma que os tablets. Elas são dispositivos que integram computador, TV e webcam em um único equipamento. As centrais podem conectar-se à internet via wi-fi ou cabo.