Grande Curitiba

Parque Linear do Cajuru tem renovação na pista de skate e brinquedos

18 de maio de 2022 às 15:39
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A população do Cajuru vai ganhar uma nova área de lazer revitalizada. Terminam nesta semana os trabalhos das equipes da Secretaria do Meio Ambiente no Parque Linear Cajuru. Além da instalação de 28 novos bancos, foram feitas uma série de melhorias nas áreas esportivas e de lazer.

A quadra poliesportiva recebeu tabelas novas para a prática de basquete, renovação do alambrado e pintura do piso. A pista de skate foi completamente revitalizada, com nova pintura e instalação de corrimões para as manobras.

Hudson de Oliveira Silva, de 33 anos, é skatista desde criança e mora no Cajuru há nove anos. Antes da revitalização do parque e da pista de skate, ele considerava a estrutura precária.

“Agora temos novas rampas e corrimões para praticar. E a pintura deixou 100% mais bonito”, conta. Nas laterais da pista também foram instalados bancos de madeira. Segundo Hudson, nos fins de semana, as pessoas vêm assistir os skatistas e não sobra espaço livre na grama. “É importante até para as crianças conhecerem os esportes e se divertirem, a revitalização serve de incentivo, né?”, completa.

Além de assistir às manobras dos praticantes do skate, as crianças podem aproveitar os parquinhos renovados. A diarista e babá, Leonice Araújo de Souza, de 45 anos, é uma das visitantes mais frequentes do parque, que aproveita esses espaços com a filha Beatriz, de 7 anos, no tempo livre.

“Venho quase todos os dias, porque minha filha ama brincar quando não tem muita gente usando. Ela se cansa correndo, brincando no parquinho e andando de bicicleta”, relata. Os filhos da dona de casa Janaina dos Santos, Gustavo, de 7 anos, e a bebê Bianca, de 1 ano, também pedem, todos os dias, para visitar o parque depois da revitalização.

“As crianças amam, e para nós é bom para descontrair também, podemos fazer piqueniques e sentar na grama”, conta a mãe. Janaína também é babá de Sophia, de 4 anos, e conta que as crianças passam a tarde brincando.“Não tinha gangorra antes e agora dá para brincar nela, e no escorregador também”, compara Gustavo.

Além dos novos equipamentos, foi realizada a poda de 150 árvores e o plantio de grama, para renovar o paisagismo. Além da instalação de uma academia ao ar livre e mais 240 metros quadrados de ciclovia e novas lixeiras para ajudar a manter a unidade de conservação limpa.

Trabalho contínuo

A requalificação dos espaços urbanos é um serviço constante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente desde 2017. As ações envolvem a instalação de bancos, lixeiras, pintura e renovação de equipamentos esportivos. O objetivo é requalificar essas áreas para que possam ser aproveitados por moradores e suas famílias, além de garantir a preservação do meio ambiente.