Grande Curitiba

Bairros recebem ação preventiva de limpeza e desassoreamento de valas

24 de maio de 2022 às 15:40
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está finalizando nesta terça-feira (24/5) a limpeza, desassoreamento e remoção de entulhos da vala de drenagem da Rua José Giotri Sobrinho, no Cajuru.

Iniciados na última semana, os serviços aconteceram por 250 metros de extensão, ente a Rua Antônio Moreira Lopes e proximidades da Rua Miguel Pedro Abib. Com a ajuda de uma escavadeira hidráulica foram retirados entulhos e vegetação que reduziam a vazão da água no local.

A vala de drenagem é uma estrutura que serve para escoar a água das chuvas em locais suscetíveis à alagamentos.

“Manter as valas desobstruídas é uma ação necessária para garantir o livre escoamento dos cursos d’água e facilitar o controle de cheias no período de chuvas”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

A limpeza e o desassoreamento de estruturas de escoamento das águas fazem parte do conjunto de serviços de drenagem que a Prefeitura está fazendo em todas as regionais da cidade para prevenir os efeitos das chuvas mais volumosas.

Outros bairros

Paralelamente ao trabalho realizado no Cajuru, outras equipes do Departamento de Pontes e Drenagem trabalham neste momento em obras de manutenção, limpeza e implantação de estruturas de drenagem em outros bairros, como ocorre nas Rua Antônio Zanon e Vinício Machado, no Tatuquara, na Rua Luiz Benício da Silva Bastos, no São João, e na Rua Willian Walter Atkinson, no Vista Alegre.

Na última semana também foram executados serviços de limpeza no Córrego Alto Boqueirão, na Rua Luiz Machuca, numa extensão de 200 metros. Para esta semana a previsão é de início de limpeza e desassoreamento no Rio Ponta Grossa, na Rua Estrada do Ganchinho, no Umbará. As equipes vão trabalhar para desobstruir cerca de 350 metros do rio.

O cidadão pode solicitar serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, as chamadas “bocas de lobo”, nas vias públicas. Saiba como fazer clicando no link.