Grande Curitiba

Oficina de contação de histórias convida o público para compartilhar lembranças

25 de maio de 2022 às 13:25
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Promover uma viagem pelas lembranças da infância, referências afetivas e suas influências é a proposta da oficina Reconectar Memórias, que começa neste sábado (28/5), às 9h, na sala de reuniões da Rua da Cidadania do Cajuru. O evento é grátis e preferencialmente destinado ao público a partir dos 60 anos.

As inscrições deverão ser feitas no local do evento ou, antecipadamente, no Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Administração Regional.

Durante quatro sábados, os participantes ouvirão histórias e, a partir delas, compartilharão vivências com o grupo. O resultado dessas experiências afetivas pessoais também poderá ser demonstrado por meio da arte ou do artesanato. Para isso, estarão à disposição materiais para pintura e desenho, além de lãs, linhas e agulhas para trabalhos manuais.

Cada encontro terá duas horas e reunirá até 30 pessoas. Todas as atividades serão registradas em texto e vídeo.

“Todo mundo tem histórias para contar, mas nem todos querem ou conseguem expressá-las. O objetivo é estimular esse exercício, que pode fazer aflorar memórias boas ou tristes, mas importantes, que fizeram a diferença na vida de cada um”, diz a contadora de histórias Valéria Maria do Prado.

Segundo ela, ao serem compartilhadas, essas vivências podem ajudar os demais a refletir sobre os seus processos de amadurecimento.

O evento é apoiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e, até o fim do ano, será levado a outras cinco regionais: Portão (julho), Santa Felicidade (agosto), Pinheirinho (setembro), Boqueirão (outubro) e Boa Vista (novembro). Em dezembro, no encerramento do projeto, o resultado das oficinas será apresentado em uma exposição na Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, no Centro.

Serviço: Reconectar Memórias

Oficina de contação de histórias e compartilhamento de vivências
Datas: 28/5, 4/6, 11/6 e 26/6
Horário: das 9h às 11h
Local: Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2150, sala de reuniões, 1º andar)
Preferencialmente para pessoas a partir de 60 anos
Grátis
Inscrições no local