Grande Curitiba

Três cinemas da Prefeitura integram festival internacional de filmes

25 de maio de 2022 às 13:21
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – Depois de dois anos no formato virtual por causa da pandemia de covid-19, a mostra Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba volta neste ano para as salas da cidade. Três delas são espaços da Fundação Cultural de Curitiba: Cine Passeio, a Cinemateca de Curitiba e o Teatro da Vila (CIC).

Nos três cinemas da Prefeitura serão exibidos 70 filmes do festival, que será realizado entre 1º e 9 de julho. Os ingressos para as sessões no Cine Passeio e na Cinemateca estão a venda pelo site Olhar de Cinema (R$ 14 e meia-entrada por R$ 7). Todas as exibições no Teatro da Vila terão entrada gratuita.

Cine Passeio na abertura e no encerramento

A cerimônia de abertura do festival será na cafeteria do Cine Passeio, na quarta-feira (1º/6), a partir das 19h. Neste horário, haverá ainda exibição do filme de abertura, o documentário brasileiro Vai e Vem, em sessões simultâneas nas duas salas do Cine Passeio (Ritz e Luz) e no Teatro da Vila (grátis).

Dos 70 filmes exibidos, quatro são longas-metragens da Competitiva, principal mostra do festival. O Cine Passeio exibirá três destes longas: Filme Particular, Alan e Paterno; e a Cinemateca terá sessão de O Trio em Mi Bemol.

Entre os destaques do Teatro da Vila estão duas exibições especiais de filmes que estiveram nas mostras competitivas nas duas edições anteriores do festival, Rolê: Histórias dos Rolezinhos (2021) e A Metamorfose dos Pássaros (2020).

Encerramento

A cerimônia de encerramento e a premiação do festival serão no Cine Passeio, na quarta-feira (8/6), com o último filme exibido simultaneamente nas duas salas do Cine e no Teatro da Vila, a partir das 19h15. O longa que fecha a 11ª edição do Olhar de Cinema é a animação cearense Todo Mundo já foi pra Marte, feita em colaboração com 37 animadores, que contam suas diferentes sensações e sentimentos quanto à pandemia.

Os filmes premiados no encerramento voltarão a ser exibidos. As novas sessões acontecerão no dia seguinte, quinta-feira (9/6), na Cinemateca de Curitiba.

Programação dos cinemas

Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
Programação Sala Luz
Programação Sala Ritz

Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Programação

Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba)
Programação