Grande Curitiba

Liceu de Ofícios oferece vagas em 26 cursos gratuitos, dois inéditos

2 de junho de 2022 às 10:58
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Neste mês de junho, o Programa Liceu de Ofícios, que oferece gratuitamente qualificação profissional e comportamental para o trabalho, traz 2.097 vagas em 26 diferentes cursos que podem ser feitos pela população nas dez regionais da cidade. Dois deles são novidades no programa: Cabeleireiro Assistente e Depilador.

Os cursos serão divididos em 71 turmas, com aulas pela manhã, tarde ou noite, com modalidades presenciais, online e híbridas. Informações sobre datas, locais, horários e inscrições podem ser acessadas no Portal Aprendere.

“Oferecemos tantas opções para que todas as pessoas interessadas tenham a oportunidade de se qualificar”, explica a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal.

Desenvolvido desde 1993, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito, o Programa Liceu de Ofícios é coordenado pela FAS, em parceria com empresas e instituições.

Os dois novos cursos são ofertados em parceria com a Fecomércio e as aulas serão realizadas na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Centro, na Rua André de Barros, 750. No mesmo local, as pessoas poderão fazer curso de Assistente Administrativo e Técnicas para Garçom. Juntos, esses quatro cursos oferecem 63 vagas.

Parceiros

Dos 26 cursos ofertados este mês, 17 são promovidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e voltados para o desenvolvimento profissional e comportamental. Para quem tem interesse nessa área, há 1.594 vagas disponíveis.

O programa oferece ainda 360 vagas para os cursos de Auxiliar de Panificação, Marcenaria, Confecção e Administrativo, desenvolvidos pela Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep-PR).

Para quem quer se especializar na área de eletroeletrônica, tem ainda o curso Reparador de Eletrodomésticos – Linha Branca que tem 30 vagas e vai acontecer no Liceu de Ofícios Bairro Alto, em parceria com a Electrolux.

Cuidador de Idoso

Ofertado pela primeira vez na atual gestão, o curso Cuidador de Idoso terá neste mês duas novas turmas. As aulas serão realizadas nas regionais Boa Vista, pela manhã, e CIC, no período da tarde.

São 50 vagas disponíveis, com prioridade ao público atendido pela assistência social do município.

Fab Lab

No Fab Lab Cidadania do Cajuru, a população poderá participar de oficinas presenciais de Introdução à Impressão 3D e Introdução ao Corte a Laser.

Os participantes vão conhecer o funcionamento de uma impressora 3D e ter a oportunidade de configurar arquivos para impressão em software específico, além de acompanhar o processo de produção de um objeto.

Na oficina Introdução ao Corte a Laser, vão aprender conceitos básicos, as aplicações do corte a laser, além de configurar e acompanhar a execução de um projeto no equipamento.

Cursos oferecidos em junho

Cursos Fiep-PR
Auxiliar de Confecção
Auxiliar de Marcenaria (Caminho Da Profissão)
Auxiliar de Serviços De Panificação

Cursos Fecomércio
Assistente Administrativo
Cabeleireiro Assistente Senac
Cuidador de Idoso
Depilador
Técnicas para Garçom

Cursos CIEE
Atitudes Comportamentais / Empregabilidade
Auxiliar Administrativo – Administração / Gestão de Documentos
Auxiliar Administrativo – Ênfase em Recursos Humanos
Auxiliar Administrativo – Ênfase em Vendas
Auxiliar Administrativo – Financeiro / Contábil
Como Ter Sucesso nos Processos Seletivos / Entrevista e Elaboração de Currículos
Comunicação Eficaz
Comunicação Não Violenta
Educação Financeira
Empreendedorismo Criativo
Ética Nas Redes Sociais
Informática Básica
Inteligências Múltiplas no Sucesso Pessoal e Profissional
Marketing Pessoal – A Arte de se Relacionar Bem
Projeto de Vida Pessoal e Profissional
Qualidade no Atendimento ao Público, Presencial e Telefônico