Grande Curitiba

Mutirão contra a dengue remove lixo da comunidade Moradias Iguape

27 de junho de 2022 às 15:36
(Foto: Luiz Costa/ SMCS)

COM ASSESSORIAS – A comunidade do Moradias Iguape, na Regional Boqueirão, está aproveitando esta segunda-feira (28/6) para livrar as casas dos materiais inservíveis que podem favorecer a proliferação do mosquito da dengue e outros animais causadores de doenças. A ação, coordenada pela Administração Regional do Boqueirão, da Prefeitura, faz parte do primeiro dos quatro mutirões anuais Curitiba Sem Mosquito na área.

“O objetivo do trabalho é remover a maior quantidade possível de resíduos de pontos do território onde houver maior risco para a ocorrência do inseto”, disse o administrador regional, Ricardo Dias.

Os mutirões acontecem nas dez regionais administrativas em que a cidade está dividida. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente participa do esforço com equipes e caminhões para a remoção do material, que os moradores começaram a colocar em frente às casas no dia anterior.

Moradores aliados

A servidora pública aposentada Odete da Cunha contou com a ajuda do irmão, Mílton da Cunha, para retirar os restos de antigas construções que foram desmanchadas no seu terreno.

Moradora do local há mais de 40 anos, ela conta que faz a sua parte para combater o mosquito, mas se preocupa com a parte da vizinhança que se dedica à coleta de materiais recicláveis. “Se é necessário para mim o caminhão da Prefeitura passar e levar todo esse material, imagine para eles, que coletam de tudo que pode ficar juntando água e mosquito e deixam muita coisa em frente aos barracões”, argumenta.

Perto dela, a vizinha Maria Conceição Medeiros também retirou materiais para os caminhões da Prefeitura levarem. “Também cuido sempre da limpeza dos potinhos dos meus dois cachorros e viro para baixo tudo o que pode acumular água”, disse a dona-de-casa, que mora no local há cerca de 30 anos. A providência impede que a fêmea do mosquito deposite seus ovos no local.

A moradora também conversou com a equipe da técnica ambiental Andrea Gimenez da Costa. Acompanhada das estagiárias Júlia Liz e Carolina Almeida, que estudam Ciências Biológicas na UFPR (Universidade Federal do Paraná), Andrea destacou para os moradores a importância da separação do lixo que é levado toda semana pelo caminhão de coleta, tema dos personagens de educação ambiental Família Folhas, e do descarte também nos ecopontos espalhados pela cidade para receber diferentes tipos de resíduos. Os mais próximos do Moradias Iguape são os ecopontos Érico Veríssimo e o da Vila Pantanal.

A ordem é prevenir

O mutirão para retirada de lixo acumulado pelos moradores completa o trabalho de conscientização realizado, nos dias anteriores, e em outros pontos da regional. Essas ações ficaram a cargo das equipes do projeto Amigo dos Rios, de preservação do meio ambiente por meio da educação ambiental, e do Núcleo Regional da Secretaria Municipal da Saúde.

“Percorremos equipamentos públicos da Prefeitura como escolas, CMEIs (creches), terminais de ônibus e centros esportivos, além de conversar com o público das nossas unidades de saúde. A ideia é que adultos e crianças estejam sempre atentos e ajudem a impedir que o mosquito da dengue circule e se multiplique”, resumiu a chefe do Núcleo, Deisi Tortelli.

Entre os locais visitados pela Saúde estiveram as unidades da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) na Regional Boqueirão, que reúnem turmas de adultos e crianças em diversas práticas físicas.

Praticante de hidroginástica, corrida de rua e ginástica, a dona-de-casa Rosângela Duwe apóia a iniciativa. “É importante cuidar de onde a gente mora. Eu faço isso, tenho a mania de fiscalizar os lugares onde o mosquito poderia se desenvolver mas é sempre importante e necessário relembrar”, afirma.