Grande Curitiba

Semana de Empregabilidade foca a capacitação, os exemplos e o mercado de trabalho

27 de junho de 2022 às 15:38
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Ampliar a capacitação para o mercado de trabalho, apresentar ferramentas para se tornar um empreendedor e encaminhar contratações nas empresas.

Esses temas, de especial relevância para a população LGBTI+, serão abordados durante a Semana de Empregabilidade e Empreendedorismo (28 a 30 de junho), que será realizada pela Assessoria de Direitos Humanos – Políticas para Diversidade Sexual do município. A participação é gratuita.

De acordo com o assessor de Políticas da Diversidade Sexual, Fernando Ruthes, o acesso e a permanência no mercado de trabalho formal são um dos grandes desafios para população LGBTI+.

“Há um ciclo de exclusão muito acentuado, que muitas vezes começa na própria família e se expande pela vida das pessoas”, diz ele. “O acesso ao mercado de trabalho é um dos grandes passos a serem dados para garantir condições de vida dignas, mais inclusão e menos preconceito.”

A semana

O encontro terá três abordagens principais.

Na terça-feira (28/6) vai destacar a preparação para o mercado, como a melhor maneira de fazer um currículo e como participar de processos seletivos nas empresas.

A quarta (29/6) será voltada a aprofundar questões de empreendedorismo, apresentando ferramentas disponíveis no município que ajudam quem quer montar seu negócio e explorar a criatividade para gerar renda.

Além disso, será realizada uma visita técnica à empresa O Pão que o Viado Amassou, padaria curitibana que se tornou case nacional de empreendedorismo LGBTI+.

“É uma boa forma de se ver de forma prática como é viável iniciar um projeto e se tornar empreendedor”, diz Ruthes.

Na quinta (30/6) é a vez de curso administrativo para focar Recursos Humanos e da feira de vagas, que irá apresentar oportunidades concretas de empregos disponíveis no Sine (Sistema Nacional de Empregos).

Realização

A Semana de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+ é uma ação da Assessoria de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual, em parceria com Fundação de Ação Social (FAS) e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação (responsável pelas ações do Vale do Pinhão na cidade).

Conteúdo das palestras será apresentado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Serviço

Semana de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+

Evento presencial gratuito, com vagas limitadas a 30 participantes. É necessário fazer inscrição prévia pelo site aprendere.curitiba.pr.gov.br. Clique em “Cursos ofertados” e na busca dos cursos digite “Semana da Empregabilidade LGBTI+”. É necessário fazer inscrição para cada uma das atividades.

Datas: terça (28/6), quarta (29/6) e quinta-feira (30/6)

Endereço: União Paranaense dos Estudantes – UPE (Rua Presidente Cavalcanti, 1.157, no São Francisco)

Visita à empresa o Pão que o Viado Amassou, que será realizada no dia 29, entre 9h e 11h, terá início na Agência Curitiba de Desenvolvimento (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732. 1º andar). As inscrições para este evento devem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Mais informações

Quem quiser mais informações sobre o trabalho da Assessoria de Políticas de Diversidade Sexual de Curitiba, incluindo parcerias com empresas, pode entrar em contato pelo telefone (41) 3221 2712 ou pelo e-mail: [email protected]