Grande Curitiba

Greca recebe presidente do Instituto Laura, declarado de utilidade pública

29 de junho de 2022 às 11:30
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta terça-feira (26/6), na sede da Prefeitura, o presidente do Instituto Laura, Jackson Fressato. A organização sem fins lucrativos nasceu em Curitiba em 2019 e tem o propósito de ajudar a salvar vidas em hospitais com o suporte da inteligência artificial Robô Laura. Neste mês, o Instituto Laura foi declarado de utilidade pública pela Câmara Municipal de Curitiba.

“Este reconhecimento da Câmara de Vereadores permitirá a expansão desta tecnologia da inteligência artificial dentro do SUS, uma tecnologia única no mundo que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais”, avaliou o prefeito, ao parabenizar o fundador do Instituto Laura pela declaração de utilidade pública.

Há seis anos no mercado de tecnologia, a empresa Laura é a responsável por disponibilizar o Robô Laura, que é capaz de ajudar a equipe médica a identificar o diagnóstico de infecção generalizada, que mata mais de 230 mil brasileiros por ano. Pela inteligência artificial, o Robô Laura analisa mais de 90 variáveis de infecções e gera alertas em casos de risco. Com isso, a tecnologia reduz em 25% a taxa de mortalidade geral e em 10% o tempo médio de internação por paciente.

Jackson Fressato destacou o momento importante do Instituto Laura na cidade. “É uma história muito especial porque é a história da menina Laurinha que nasceu em Curitiba e foi ajudada pelo Mãe Curitibana. Agora tudo se desenha para fechar esse ciclo de 12 anos onde tudo começou”, disse Fressatto.

Funcionando em 13 hospitais piloto de três estados brasileiros, a tecnologia Laura está conectada a mais de 2,5 milhões de pacientes e já ajudou a salvar 12.283 vidas em 1.003 dias de operação. O custo de implementação em novas instituições de saúde é integralmente subsidiado pelo Instituto. Hospitais filantrópicos e da rede pública pagam apenas uma mensalidade de manutenção, calculada de acordo com o número de leitos conectados.
União contra covid

Em 2020, a Laura doou para a Prefeitura de Curitiba uma inédita plataforma de inteligência artificial que, desde 2020, faz a triagem e acompanhamento on-line de pacientes com suspeita da covid-19.

“Parte do nosso Vale do Pinhão, a Laura se uniu à Prefeitura e à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para proteger e salvar vidas durante a pandemia. É um grande exemplo de solidariedade social”, reforçou Greca.

História

Em maio de 2010, a bebê Laura Fressatto nasceu prematura em um hospital de Curitiba. Ficou 18 dias na UTI neonatal, mas teve sepse (um tipo de deterioração clínica) e não resistiu.

Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), a infecção generalizada é responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil. Atualmente, a sepse é a principal causa de morte nas UTIs e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia. Estima-se que a doença mate cerca de 230 mil brasileiros todos os anos.

Movido pela dor do luto, Jackson Fressatto decidiu vender tudo o que tinha para investir na criação do primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos do mundo, batizado de Laura.

“A memória da Laurinha vai continuar viva para sempre, salvando vidas e transformando famílias. Essa é a herança que eu quero deixar para os meus filhos: com força de vontade, resiliência e propósito, podemos fazer coisas grandiosas. Gerar impacto positivo e mudar histórias de pessoas do mundo inteiro”, disse Jackson.

Participaram da reunião o vereador Pier Petruzziello, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e o diretor do Instituto Laura, Marco Sanfelice.