Grande Curitiba

Homem comete crime, dá nome falso e irmão é acusado no lugar dele, em Curitiba

Criminoso usou o nome do irmão ao tentar roubar um celular no bairro Abranches, em 2017
30 de junho de 2022 às 10:02
(Foto: Reprodução/RICtv)

Um homem foi acusado injustamente após o próprio irmão se passar por ele ao cometer um crime, em Curitiba. O trabalhador autônomo Célio Teodoro teve o seu nome usado por Valdir Pereira, que é seu irmão e morador de rua.

Em junho de 2017, Valdir tentou roubar o celular de uma jovem no bairro Abranches, na capital paranaense. Pessoas que passavam pelo local perceberam a tentativa, agrediram Valdir e chamaram a polícia. Foi neste momento em que ele começou a usar o nome do irmão.

Célio só descobriu cinco meses depois, quando a polícia procurou por ele em sua própria casa, em um condomínio de Curitiba. Na época, o autônomo se recuperava de um grave acidente de moto e estava tomando medicamentos fortes. A sogra de Célio recebeu os policiais e assustou-se com a situação.

“Ela estava sentada lá na frente de casa e uma viatura parou e perguntou do Célio, deu o nome completo, perguntou se morava ali e disse que havia um mandado de prisão. Nesse momento a minha mãe falou que não o conhecia, porque ficou assustada. Ele estava na cama, usando fralda e com um mandado de prisão. Como assim?”, explica a estudante Taciane de Souza.

O primeiro advogado que trabalhou no caso conseguiu acesso ao vídeo da audiência de custódia de Valdir.

“Bateu uma indignação muito forte por ser irmão, por ser sangue. Eu não entendi o motivo de ele ter feito aquilo. É desnecessário, mas infelizmente aconteceu”, conta Célio, sobre a reação que teve ao ver o vídeo.

No boletim de identificação criminal o nome que aparece é o de Célio. A assinatura, no entanto, é a do irmão.

Com outro advogado, a família conseguiu retirar o nome de Célio do processo. Quase um ano após o crime, Valdir foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto, por roubo agravado.

Vida prejudicada

Mesmo após a condenação, o nome de Célio ainda aparece com antecedentes criminais. Segundo o advogado Paulo Veresqui, o autônomo está com o título de eleitor em condição suspensa e com anotações no registro geral. Célio relata dificuldade em conseguir um emprego.

“A gente passou por muita necessidade, chegou a passar fome. A gente morava de aluguel e fomos despejados. Eu não consegui fazer a fisioterapia porque eu estava com mandado de prisão. Eu tive que fazer tudo em casa, sozinho, me virar do jeito que eu podia”, destaca.

O autônomo conta que o irmão se envolveu com drogas cedo e aos 12 anos de idade começou a viver na rua. Apesar de tanto sofrimento, Célio diz que perdoa Valdir.

“Eu já perdoei ele, mas igual eu falo pra todo mundo que eu conheço: ele no canto dele e eu no meu. Porque eu não sei qual vai ser minha reação o dia que eu encontrar ele”, explica Célio.

Fonte: RIC Mais

Leia mais clicando AQUI