Grande Curitiba

Música paranaense, tango, rock e MPB: Memorial Paranista tem mix de atrações

30 de junho de 2022 às 15:35
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O “novo” Teatro Cleon Jacques, no Memorial Paranista, está no Inverno Curitiba e é um dos palcos da 39ª Oficina de Música de Curitiba com apresentações diversas. Entre os espetáculos programados estão concertos dedicados à música erudita paranaense e shows de música popular, formando um mix de atrações que atende todos os gostos – todas gratuitas.

Em dois concertos, nos dias 2 e 4 de julho, a Oficina de Música apresenta um ciclo de música paranista, que enaltece os compositores Henrique de Curitiba, Alceo Bocchino e Bento Mossurunga. O primeiro concerto, com o Duo de Clarinete/Flauta e Piano, formado por Marcelo Oliveira e Hermes Adriano Drechsel, presta uma homenagem ao centenário de Bocchino.

A segunda apresentação, de música paranaense para violino e piano, com Bettina Jucksch e Carmen Célia Fregoneze, integra a abertura do II Simpósio Brasileiro de Musicologia. Na ocasião será realizada também a conferência de abertura simpósio, com a professora e pesquisadora Flávia Toni (USP), sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna.

No primeiro domingo da 39ª Oficina, o Teatro Cleon Jacques tem um show musical especial para as crianças. É o espetáculo infantil Tralalá & Zumzumzum, com o Grupo Tupi Pererê. O show reúne canções autorais que narram as relações da criança com a natureza. Jogos percussivos, contos e brinquedos populares ilustram a musicalidade e incrementam o enredo.

Variedade de gêneros

Grupos de gêneros musicais variados ocupam o Teatro Cleon Jacques a partir do dia 6 de junho. O tradicional conjunto Choro e Seresta é um deles. O grupo fará uma homenagem ao clarinetista e saxofonista Daniel Miranda, tendo como resgate alguns choros que grandes amigos dedicaram a ele ao longo de sua trajetória. As composições resultaram num CD in memoriam que está em fase de conclusão.

No dia 7 de julho, sobe ao palco o grupo De Prepo, formado por Martin Mirol e Victor Gabriel Castro, músicos argentinos de tango radicados no Brasil. Eles convidam o contrabaixista paulistano Rafael Rodrigues para apresentar um repertório de tangos, milongas e valsas de Carlos Gardel e Astor Piazzolla.

A curitibana Thayana Barbosa lança o CD “Toda Pele” no dia 8. Este é o segundo álbum da cantora e compositora, que transpõe poeticamente para a música o turbulento ano de 2020. O álbum é o segundo da carreira de Thayana e conta com participações especiais de Simone Sou e Carlos Careqa.

A música caipira também está na programação com o Serra Acima Trio, o grupo instrumental de violas caipiras que tem o propósito de inovar as tradições desse instrumento de grande expressão dentro da cultura brasileira.

As atrações da 39ª Oficina de Música no Teatro Cleon Jacques encerram com o show da Banda Lado A, que faz parte da cena do rock curitibano. Fabio Elias (voz e guitarra), Marcus Gusso (baixo e vocais) e André Tatos (bateria) tocam versões de clássicos nacionais e internacionais, de Beatles a Legião Urbana, de Ira! a Ramones.

Parcerias

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.

Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo, Lamusa-UFPR e Rádio Educativa 97.1 FM