Grande Curitiba

Paradesporto ganha força com nova parceria entre Prefeitura de Curitiba e Governo do Paraná

30 de junho de 2022 às 11:52
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinaram nesta quarta-feira (29/6) um acordo de cooperação técnica para a operacionalização do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro, espaço destinado à prática esportiva para pessoas com deficiência, nas dependências do Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, no Cajuru. No local, passarão a ser praticadas as modalidades de vôlei sentado, golfe 7, goal-ball, bocha paralímpica e rugby em cadeira de rodas.

O paradesporto é uma das prioridades na gestão esportiva da Prefeitura e o novo Centro da Vila Oficinas vem se juntar ao Centro Paralímpico do Xaxim.

“É uma alegria para Curitiba poder receber e proporcionar melhor condição de treinamento para tantos paratletas que com maestria nos representam no país e no mundo. Essa parceria que estamos fazendo com o governador Ratinho Junior vai ampliar oportunidades para estes esportistas. A felicidade do povo só nasce quando há virtude dos governantes e essa parceria só tem um objetivo, melhorar a vida de todos. Viva o Paraná, viva Curitiba e viva o paradesporto”, disse Greca.

O acordo foi assinado durante o lançamento do programa do Governo do Estado “O Paradesporto que Queremos”, que vai aprimorar as políticas públicas de incentivo e ampliar as ações voltadas às modalidades deste segmento, seguindo os princípios do Sistema Esportivo Federal e da Lei Geral do Esporte do Estado do Paraná.

Durante o lançamento do programa estadual, o prefeito também assinou um termo de adesão de sete municípios que vão contar com infraestrutura adequada para o esporte paralímpico. Além de Curitiba, farão parte deste objetivo as cidades de Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Maringá e Francisco Beltrão.

“Nós assinamos este termo para estimular outros municípios a criarem leis e ajudar de maneira efetiva as atividades paradesportivas. Nosso objetivo é tornar o Curitiba e o Paraná o grande celeiro de paratletas do país”, concluiu Greca.

Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas será o novo espaço da Prefeitura destinado à prática esportiva para pessoas com deficiência. Nas dependências do centro será possível capacitar profissionais e treinar atletas paralímpicos desde a base até o alto rendimento esportivo já o equipamento vai contar com metodologia específica, infraestrutura, materiais adaptados e capacitação.

“Curitiba já está preparada para atender os atletas paralímpicos e agora essa parceria com o governo estadual traz mais qualificação e cooperação técnica, o que melhora ainda mais as condições de nossos paratletas”, disse o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.

Presenças

Participaram do lançamento do programa o vice-governador, Darci Piana; o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o superintendente-geral do Esporte no Paraná, Helio Wirbiski; o diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos; os deputados estaduais Alexandre Amaro, Paulo Roberto da Costa (Galo) e Francisco Buhrer; o coordenador do Programa de Educação Paralímpica do CPB, Davi Farias Costa; o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli; a prefeita de São José dos Pinhais, Margarida Maria Singer; o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; o líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, vereador Pier Petruzziello; e o assessor de Articulações Políticas da Prefeitura, Lucas Navarro.