Grande Curitiba

Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco forma mais 23 alunos

22 de agosto de 2022 às 15:48
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira (19/8), a Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco, no Campo do Santana, entregou certificados de formação para 23 alunos que concluíram os cursos gratuitos de Aproveitamento Integral dos Alimentos e Preparo de Sobremesas para Restaurantes. A capacitação é uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante a capacitação em aproveitamento integral de alimentos, eles aprenderam como transformar folhas, cascas, talos, polpas, sementes e até a parte branca de algumas frutas em receitas nutritivas e gostosas. Já no curso de preparo de sobremesas, os alunos aprenderam fazer receitas sofisticadas para serem servidas em restaurantes.
A dona de casa Maria da Conceição Lima dos Santos, 66 anos, gostou de participar dos cursos e já faz planos para envolver a família em um negócio de gastronomia.

“Eu estou planejando abrir um café colonial com os meus netos, Heloíse e Gustavo. Já estou passando umas receitas para ela, que tem muito jeito na cozinha. O menino trabalha muito bem com massas. Acho que vai dar certo”, prevê Maria.

De acordo com a gerente do núcleo da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) da Regional Tatuquara, Alessandra Kades, os cursos ofertados na Escola Dom Bosco têm despertado o interesse da comunidade para se profissionalizar e melhorar a renda.

“A procura tem sido grande pelo fato de os cursos serem gratuitos, é uma ótima oportunidade para que os participantes possam se profissionalizar”, contou Kades.

Programação de cursos

Até novembro, as escolas de segurança alimentar e nutricional Dom Bosco, no bairro Campo de Santana, e Patricia Casillo, no Viaduto do Capanema, disponibilizam cursos e oportunidades de capacitação, com abertura das inscrições sempre no início de cada mês. Há cursos na área de empreendedorismo, aproveitamento integral de alimentos e gastronomia.

Escolas de Segurança Alimentar

Inauguradas em março deste ano, as Escolas de Segurança Alimentar Dom Bosco e Patrícia Casillo estão conectadas ao programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, para a população em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional.

Participaram da entrega dos certificados a chefe do núcleo Matriz da SMSAN, Fabiana Hammerschmdt; e o gerente do programa Mesa Solidária, Admaro Anderson Pinto.

Presenças

Participaram também do evento o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar e o Professor de gastronomia do Senac, João Luiz Gomes.

Próximos cursos programados

Setembro: Preparo de Alimentos Congelados
Outubro: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Novembro: Empreendedorismo e negócios de oportunidades

*Os horários serão divulgados no início de cada mês no portal do Senac

Mais informações: (41) 3350-3853