Grande Curitiba

Ponta Grossa conhece estruturas da Educação Infantil curitibana

24 de agosto de 2022 às 15:31
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma equipe da Secretaria Municipal da Educação de Ponta Grossa (Campos Gerais) esteve em Curitiba nesta quarta-feira (24/8) para conhecer as boas práticas municipais da Educação Infantil, como os Faróis Móveis e o Cadastro On-Line.

Os Faróis Móveis são uma extensão do conceito dos Faróis do Saber e Inovação, mas voltados para as crianças da educação infantil, com diversas possibilidades pedagógicas que incluem o uso de impressoras 3D, microscópios, lupas, livros, entre outros equipamentos. Já o Cadastro On-Line, lançado em 2019, registra todas as solicitações de vagas para crianças de 0 a 3 anos.

“Com essa inovação, libertamos as diretoras da obrigação de conferir nas casas a situação de cada criança. As famílias fazem o cadastro de intenção de vaga, indicando até cinco opções de unidade, e depois apresentam documentos comprovando a situação”, explicou a secretária municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila. A prioridade é para situações de vulnerabilidade e famílias com menor renda.

A secretária de Ponta Grossa, Simone Pereira Neves, disse que o município está investindo na inovação de alguns sistemas e que conhecer a experiência da capital vai ajudar. “Assim aprendemos o que está funcionando e podemos antecipar eventuais problemas”, comentou Simone, que veio acompanhada dos assessores técnicos Iolanda de Jesus e Luiz Carlos Maior.

Na Secretaria da Educação, a reuniu contou ainda com a preença da superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, e da diretora de Educação Infantil, Kelen Collarino.

Articulação nacional

A secretária de Curitiba também fez uma explanação sobre a Rede Brasileira das Cidades Educadoras (Rebrace), coordenada pela capital do Paraná desde o ano passado, e convidou Ponta Grossa integrar o grupo, a exemplo do que fez Palmeira, em junho deste ano.

Curitiba está nos preparativos para sediar o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em 2024.