Oficina de Gestantes orienta futuras mães no Tatuquara
COM ASSESSORIAS – Gestantes que fazem acompanhamento das unidades de saúde do Distrito Sanitário do Tatuquara vão receber orientações importantes para o período da maternidade na oficina que acontecerá nesta quarta-feira (31/8), a partir das 14h, no auditório da Rua da Cidadania do Tatuquara.
De acordo com a supervisora do Distrito Sanitário do Tatuquara, Luciana Kusmann, neste evento profissionais de saúde vão detalhar as práticas recomendáveis para que a mãe e o bebê atravessem todo o processo de gestação com boa saúde.
“Vamos abordar também os exercícios recomendados para a gestante conforme o período que ela está atravessando”, explicou Luciana.
Lanche e aleitamento
As organizadoras também vão falar sobre um serviço de orientação e apoio à amamentação pelo telefone da Central Saúde Já Curitiba, o 3350-9000. O serviço é voltado às mulheres residentes em Curitiba que estejam amamentando.
Além disso, as participantes também receberão orientação sobre como manter em dia a saúde bucal da mãe e do bebê. Um dos tópicos de destaque será sobre a importância do aleitamento materno.
Além dos espaços físicos e da orientação às famílias sobre a importância do aleitamento, o Mama Nenê oferta ações formativas para todos os profissionais envolvidos com o cuidado e atendimento às crianças.
Ecografia ecológica
As mães também poderão fazer a ecografia ecológica, que fez muito sucesso na oficina anterior. A ecografia ecológica é uma técnica que consiste em realizar a palpação obstétrica, identificando a posição e localização do bebê.
Depois, é feita uma pintura na barriga da mãe retratando o que apontou o exame, usando tintas laváveis, atóxicas para a pele. Também são pintados o nome do bebê e outras figuras significativas para aquela família em formação.
“Muitas mães que não conseguiram fazer o processo agora terão uma nova oportunidade”, explicou Luciana.
Ao final, será servido um lanche saudável à base de frutas e sucos para as participantes.