Grande Curitiba

Curitibinhas devem conquistar independência pela educação, diz Greca

6 de setembro de 2022 às 12:41
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – “A nossa independência vem da educação, porque é ela que nos torna pessoas de bem, capazes de fazer o bem e multiplicar este sentimento pelo Brasil”. A declaração partiu do prefeito Rafael Greca durante a realização do Auto da Independência, na tarde desta segunda-feira (5/9), na Rua da Cidadania do Cajuru.

O espetáculo direcionado para crianças foi produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) especialmente para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que tem vários eventos em toda a cidade.

Educação é libertadora

Greca conversou com os 282 curitibinhas das escolas municipais Durival De Britto, Prefeito Omar Sabbag, Professora Maria de Lourdes Pegoraro, Michel Khury e da Guarda Municipal Mirim e os incentivou a se dedicarem aos estudos.

“Respeitem seus pais e professores, sejam estudiosos e depois façam a sua independência porque só a educação é libertadora”, ensinou o prefeito.

Ele distribuiu para as crianças o livro ilustrado As Vidas da Independência, de autoria de André Caliman e Magnon Almeida. O livro vem com QR Code para celular. Ao apontar a câmera do aparelho para o livro, é possível ver os personagens da história se movendo.

Cena marcante

O policial militar Elder Aurélio de Andrade Purkott, que no espetáculo dá o grito “independência ou morte” montado no cavalo Eufrates, disse que é emocionante participar.

“É muito gratificante marcar a vida dessas crianças de forma tão positiva. Esta é também parte da nossa missão”, disse Elder, que há quatro anos incorpora o papel de D. Pedro I.

Atuam também no espetáculo os atores Ingrid Bozza (professora), Viviane Pereira (dona Leopoldina), Robysom Souza (José Bonifácio), Douglas Pérez (Curitibinha) e Thiago Luz (dom Pedro I).

O enredo retrata os principais momentos que levaram à separação entre Brasil e Portugal no dia 7 de setembro de 1822. A princesa Leopoldina, aconselhada por José Bonifácio, escreve uma carta ao príncipe regente, incentivando-o a romper com Portugal.

“Amei”, resumiu a menina Júlia Vitória Muniz de Carvalho, 10 anos, da Guarda Municipal Mirim. “Gostei demais, principalmente da princesa Leopoldina”, disse a garota, que tirou fotos com o prefeito Rafael Greca.

A dona de casa Bruna Isabela Whoel, 26 anos, ficou encantada com a apresentação. Ela foi prestigiar a filha Evelyn Cristina, da Guarda Municipal Mirim, que estava na plateia.

“Muito bom que seja pensado um conteúdo dessa forma para as crianças interagirem, assim eles prestam mais atenção”, comentou Bruna, com o caçula Isac, de 6 meses, nos braços.

Ao som da Banda Lyra Curitibana, os participantes cantaram os hinos da Independência, Nacional e de Curitiba.

Presenças

Acompanharam o evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o inspetor Nelson Ribeiro, da Defesa Civil; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; vereadores; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Júnior, e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.

Próximas apresentações do Auto da Independência

Dia 6/9
Às 15h – Rua da Cidadania do Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado)

Dia 11/9
Às 12h – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)