Grande Curitiba

Alunos da rede municipal conversam com cientista sobre mudança climática

22 de setembro de 2022 às 08:17
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (21/9), os estudantes do 4° e 5° anos do ciclo integral da Escola Municipal Professor Francisco Hubert, no Xaxim, participaram de uma videoconferência sobre mudanças climáticas nas regiões polares. A palestra foi ministrada pelo professor André Belém da Universidade Fluminense (UFF), pesquisador da área.

O diálogo entre os estudantes e o pesquisador foi possível devido aos cursos de capacitação ofertados pela Gerência de Educação Integral, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A professora da escola, Mariana de Oliveira Tozato, participa do curso sobre mudanças climáticas em regiões polares e com a ajuda da orientadora do curso, Flávia Sant Anna Rios, da UFPR, planejou a vídeoconferência.

Pergunte ao cientista

Durante a manhã, os alunos matriculados no período integral participam de práticas educativas, entre as quais está a oficina de práticas ambientais. Foi a partir das dúvidas dos alunos que a ideia de convidar o pesquisador das mudanças climáticas surgiu. A professora da oficina, Mariana de Oliveira Tozato, percebeu que a curiosidade dos alunos merecia aprofundamento.

“Os alunos começaram a se perguntar qual era a dimensão desse assunto. Trouxemos esses profissionais para responder essas dúvidas, sobre o gelo, a água e o aquecimento global. ”, explica a professora.

Para onde vai a água que derrete, quais seres vivos dependem das temperaturas mais frias e por que o gelo pode ser colorido foram algumas das questões levantadas.

Para explorar o tema, André realizou experimentos demonstrando as propriedades do gelo e a formação natural de suas camadas. Os alunos, simultaneamente, observavam as amostras trazidas pela professora Mariana.

“Estudando as camadas de gelo, e as coisas que acabam presas nele, nós conseguimos rastrear o passado do clima, se ventava demais, por exemplo”, explicou o pesquisador.

As ramificações da mudança climática também foram tema. Com a orientação de André, os alunos listaram as formas como podem reduzir o aquecimento global: desligar a luz quando sai de um cômodo, fazer uma composteira, e separar os lixos orgânicos dos recicláveis, por exemplo.