Grande Curitiba

Das galerias ao asfalto, bairros da Regional Boa Vista recebem manutenção

26 de setembro de 2022 às 11:33
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – De janeiro a agosto deste ano, as equipes da Prefeitura realizaram serviços de drenagem em 24.199 metros nos 12 bairros da Regional Boa Vista.

São ações são de limpeza de caixas de captação, substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados, que integram o conjunto de intervenções do programa de Zeladoria Urbana.

Os trabalhos, que incluem também roçadas e operações tapa-buraco na malha viária, são executados pelo Departamento de Manutenção Urbana (DMU), da Secretaria do Governo Municipal (SGM), e também pelas equipes das secretarias do Meio Ambiente, de Obras Públicas e pessoal terceirizado.

Galeria reconstruída

Uma dessas ações aconteceu por solicitação de David Baratieri, 72 anos, morador do bairro Pilarzinho. “O pessoal jogava lixo na esquina. Quando o caminhão da coleta vinha recolher acabou danificando a galeria de águas pluviais. Foi aí que resolvi fazer a solicitação através da Central 156 para que fosse providenciado o conserto”, explicou.

David mora há 42 anos na Rua Humberto Campos, que faz esquina com a Rua Leonor Castellano, e gostou muito do trabalho da Prefeitura.

“Fiquei muito satisfeito, a galeria foi toda refeita, muito bem estruturada, foi um excelente trabalho”, elogiou o morador.

Papel de síndico

Além de solicitar melhorias, David é também uma espécie de síndico da região. Foi dele a ideia de colocar uma placa proibindo a prática de jogar lixo no terreno para evitar eventuais danos no sistema de drenagem da rua e a proliferação de animais e doenças.

O morador também teve a iniciativa de solicitar uma placa de “Pare” na Rua Humberto Campos, sinalizando como preferencial a Rua Leonor Castellano.

“Eu fui o primeiro morador aqui. A gente precisa ajudar a cuidar da cidade, principalmente do local onde a gente mora”, comentou David.

Bom atendimento

Sueli Voz, 65 anos, é outra veterana do bairro Pilarzinho. Mora há 50 anos na Rua Gardênio Scorzato e costuma solicitar os serviços da Prefeitura.

“Sempre fui bem atendida pela Prefeitura e neste caso não foi diferente. Pelo 156, solicitei que fosse fechado um buraco que abriu na rua na altura do número 568. Fiz o pedido e no dia seguinte a equipe veio e fez um trabalho muito bom, resolvendo o problema”, elogiou Sueli.

Outras ações de tapa-buraco, atendendo pedido de moradores, também foram feitas Rua Ângelo Cúnico (Barreirinha), na altura do número 600, e na Rua Coronel José Kormann (Barreirinha), na proximidade do número 313.

Este trabalho é feito constantemente na malha viária da cidade. No período de janeiro a agosto deste ano, foram 503.565 metros de correção nas vias dos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui.

Mato cortado

Cortar o mato e manter as ruas e espaços públicos limpos e em boa condição de uso também fizeram parte das ações da Prefeitura. Desde o começo do ano, os serviços de roçada nos bairros da região foram feitos em 2.288.847 metros quadrados.

São parques, canteiros, praças e ruas que recebem serviços de roçadas constantes para manter o espaço urbano em condições de bom uso para a população.

Iluminação de LED

As ruas, ciclovias, parques e praças da Regional Boa Vista também estão mais iluminados com a instalação de modernas luminárias de LED.

Em 2022, foram instaladas 2.140 lâmpadas de LED (mais modernas e eficientes) nos bairros. Quando se considera o período de janeiro de 2017 a setembro deste ano, o montante sobe para 12.488 lâmpadas de LED na região.