Crianças da CIC aplaudem apresentação da orquestra Ladies Ensemble
COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (16/11), estudantes da Escola Municipal Otto Bracarense, na CIC, estiveram no Auditório Regina Casillo do Solar do Rosário, no Centro, para ouvir a apresentação da orquestra curitibana Ladies Ensemble.
O convite foi feito pelo Solar do Rosário, criador do projeto cultural Ladies Ensemble. As apresentações foram retomadas em março deste ano e a próxima escola municipal a assistir ao espetáculo será a Euzébio da Mota, do Boqueirão, nesta quinta-feira (17/11).
Guiados pela professora Clarice Miranda, os estudantes foram apresentados às cortesias e aos cumprimentos de uma orquestra. Além disso, conheceram a família de instrumentos que compõem um concerto de música clássica, como o violino, a viola, o piano, o violoncelo e o pandeiro.
A diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo, afirma que o propósito da visita é apresentar às crianças os concertos clássicos em um espaço destinado a isso. “É muito gratificante oferecer esta apresentação para crianças que talvez não tenham oportunidade de interagir e conhecer de perto musicistas profissionais, instrumentos musicais e o funcionamento de uma orquestra”, relata.
A criadora da orquestra, a violista Fabíola Akel, destaca que a arte é essencial na educação pessoal e profissional.
Primeira orquestra profissional inteiramente formada por mulheres do Brasil, a Ladies Ensemble foi criada há 13 anos porque, segundo Fabíola, não havia protagonismo feminino na música clássica. Desde o início do projeto, em 2019, o Teatro Regina Casillo tornou-se a casa da orquestra.
“Trazer as crianças é apenas uma das nossas contrapartidas, também nos apresentamos no Hospital Pequeno Príncipe e em alguns momentos já fomos até as escolas, como o Colégio Estadual do Paraná”, adiciona.
Maestrina por um dia
Durante a apresentação, duas alunas foram sorteadas para regerem a orquestra em sua apresentação de “Os Toreadores”, da Ópera Carmen, composta por Georges Bizet, em 1875.
As estudantes Ana Sophia Abreu Silva e Kyara Bento Marins, ambas de 8 anos, subiram ao palco e aprenderam com o maestro a forma correta de segurar a batuta e guiar o ritmo dos instrumentos.
“Foi muito legal, é o tipo de música que eu gosto. Acho que gostaria de voltar e tocar algum desses instrumentos no futuro”, conta Kyara.
O repertório incluiu também As Quatro Estações, composta pelo italiano Antonio Vivaldi em meados de 1720, e cantigas de roda. Por fim, a Ladies Ensemble também apresentou a composição Aragonese, também da Ópera Carmen.