Grande Curitiba

Novembro teve ações internas de capacitação e promoção da saúde

As atividades foram realizadas por diferentes setores da Câmara Municipal de Curitiba.
2 de dezembro de 2022 às 15:26
(Foto: Carlos Costa/CMC)

Durante o mês de novembro, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou diferentes ações voltadas à capacitação, à saúde, ao bem-estar e à integração de seus servidores e colaboradores. A Controladoria do Legislativo (Conlegis), por exemplo, promoveu a 1ª Semana do Controle Interno entre os dias 21 e 25. Além de vídeos diários e um quiz, a programação teve palestra sobre compliance na administração pública e assinatura da portaria para a criação do Programa de Integridade e Conformidade.

Já a Diretoria de Comunicação Social se reuniu com os assessores de comunicação dos gabinetes parlamentares na segunda edição do evento Botando Ordem na Nossa House of Cards. Realizada no dia 4 de novembro, a atividade teve como foco o debate da comunicação pública. As palestras foram ministradas pelos jornalistas Sérgio Lerrer, publisher do portal Pro Legislativo; Érica Ceolin, diretora da Secretaria de Comunicação do Senado Federal; e Sara Reis, responsável pela gestão das redes sociais do Senado (assista).

A Escola do Legislativo teve outra atividade para capacitar os servidores da Casa. No dia 4 de novembro, foi ministrada uma oficina sobre Comunicação Escrita Legislativa, no plenário da Casa. Ministrada pelo diretor da Escola, Carlos Barbosa, a atividade foi um desdobramento da oficina do fim de outubro sobre a Comunicação Oficial Escrita.

A Câmara de Curitiba também abriu espaço para a realização do 1º Encontro de Chefes de Gabinete, ocorrido no último dia 10. Organizado pelos mandatos parlamentares, o objetivo da iniciativa foi propiciar um espaço de troca de experiências e de diálogo, por meio da integração dos chefes de gabinete – assessores que ocupam o maior cargo da estrutura parlamentar do Legislativo.

Saúde ocupacional

No fim do mês, a Divisão de Saúde Ocupacional da CMC alertou para a prevenção à diabete. No dia 29, nos períodos da manhã e da tarde, os servidores realizaram exames de glicemia e receberam orientações sobre como adotar hábitos mais saudáveis para evitar a doença.

A Saúde Ocupacional também teve ações voltadas ao Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata. No dia 10 de novembro, o ônibus do Hospital Erasto Gaertner, com o projeto Conscientizar+, realizou atendimentos sobre a prevenção do câncer de próstata. A doença, segundo dados do Ministério da Saúde, causou a morte de 44 homens por dia, em 2021, superando 16 mil óbitos.

Também foi realizado um workshop sobre a saúde mental masculina, intitulado “Restaurando Minha Saúde”, no dia 22 de novembro. Em outubro, foi a vez das servidoras participarem da atividade. Outra iniciativa para a saúde mental, promovida pela Saúde Ocupacional, reuniu os estagiários da CMC. No dia 29, foi realizada uma roda de conversas com o tema “A arte de lidar com a raiva [e outras emoções]”. A previsão é que outra roda de aconteça em dezembro, dando continuidade, com o tema “Autoaprovação e autoconfiança”.

Solidariedade e confraternização

A Câmara tornou-se parceira da Cantata Solidária, ação do Coral São José, da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O objetivo da campanha é arrecadar alimentos, até o dia 10 de dezembro, para distribuir às famílias atendidas pela instituição.

O Coral São José encerra a arrecadação com duas apresentações, uma no dia 10, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e outra no dia 11, no Lar de Idosos do Tarumã. Na CMC, as caixas para arrecadação ficam até 9 de dezembro.

No último dia de novembro, a Associação de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC) e o Sindicâmara organizaram um almoço de fim de ano para a confraternização entre servidores, colaboradores e vereadores. A atividade foi realizada no auditório do Anexo 2, depois da sessão plenária.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba