Grande Curitiba

Recuperação de galeria em terreno no Xaxim previne alagamentos

2 de dezembro de 2022 às 15:35
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A rápida substituição de uma galeria de águas pluviais em um terreno vago da Prefeitura na Rua Abraão Winter, no Xaxim, vai evitar que as ruas do entorno alaguem e afetem moradores e pedestres. Executado pela equipe da Diretoria de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) na Regional Boqueirão, o trabalho está em fase de conclusão.

Com a intervenção de macrodrenagem, está sendo substituída uma galeria de 1,50 por 1,80 metro e 15 metros de extensão, danificada pela erosão no terreno. “Um morador do condomínio vizinho percebeu o problema e fez o que todo cidadão deve fazer: pelo serviço 156, imediatamente acionou a Prefeitura, que agiu rápido”, contou o administrador regional, Ricardo Dias.

Prefeitura em ação

A intensificação dos serviços de manutenção e limpeza de rios, córregos e galerias é uma determinação do prefeito Rafael Greca, a todas as Regionais e à Smop, para minimizar os efeitos das fortes chuvas que caem sobre a cidade desde o mês passado. “Estamos atentos”, disse o secretário da pasta, Rodrigo Rodrigues.

As obras de grande e pequeno porte, além dos serviços de manutenção do sistema, permitem que o fluxo de água flua melhor em toda a rede até chegar aos grandes rios da bacia hidrográfica da capital, que têm capacidade para receber o aumento do volume causado pelas trombas de água.