Grande Curitiba

Com iluminação especial, Bosque Zaninelli é cenário para espetáculo natalino

12 de dezembro de 2022 às 11:07
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – A chuva fina não desanimou o público que foi conferir o espetáculo de Natal inédito da Prefeitura de Curitiba, que estreou na noite de domingo (11/12), na Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli (Pilarzinho). Para alegria de todos, a chuva parou bem na hora do espetáculo, que foi então encenado com esplendor, tendo como cenário as belezas naturais do espaço – a mata nativa, o pequeno lago e o paredão de pedra, de onde sai uma imensa cascata de luzes.

O caminho para chegar até lá também foi cuidadosamente iluminado, criando desde o primeiro momento um visual mágico. A Família Folhas fez as honras da casa antes da encenação, saudando as famílias presentes.

Cenário mágico

Foi nesse clima que o espetáculo “Elegia aos anjos e pastores – Um encontro com a natureza”, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, foi apresentado pela primeira vez no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022.

A peça, com 18 atores, faz uma conexão do nascimento de Jesus Cristo com a flora e a fauna. Os anjos vindos dos céus e das águas anunciam aos pastores a chegada de Cristo. Canções de Natal escritas especialmente para o espetáculo e narrações alusivas ao grande acontecimento compõem um espetáculo interativo, onde o público e os atores fazem parte do mesmo palco.

Efeitos especiais de iluminação, anjos que surgem nas alturas e uma grande árvores de Natal que se acende ao final da apresentação completam as cenas, num total de aproximadamente 20 minutos.

Alegria e emoção

Quem ficou para assistir não se arrependeu. “As crianças gostam de ver espetáculos de Natal, então vamos a quase todos. Para elas é uma alegria e uma emoção”, disse Samara da Silva, dona de casa, moradora de Araucária, acompanhada dos filhos Vitor, de 11 anos, e Yasmin, de 8 anos.

A guia de turismo Paula Torres, moradora do Boqueirão, chegou cedo com o esposo, Marcelo Teixeira, e a filha Larissa, de 2 anos. “Nossa pequena gosta muito da Família Folhas”, disse Paula, contando que ao ver a programação ficou imaginando como seria bonita a encenação naquele local.

Melhor época

Caminho de luz do Parque Barigui, show do Paço da Liberdade, Família Madalosso, O Grande Circo Místico, Família Moletta… A analista comercial Helen Cristine de Oliveira Loyola já não lembrava de toda a lista de espetáculos que assistiu neste Natal de Curitiba 2022.

“Acho que a chuva dá uma atrapalhada, mas como sou uma pessoa ‘rolezeira’ eu vou assim mesmo. E falo: gente, leva um guarda-chuva e vamos!”, incentiva a jovem que mantém um canal no Instagram (Rolê por elas), no qual tem divulgado a programação natalina. “Eu amo esse Natal curitibano”, declara Helen, que diz ser esta a melhor época do ano na cidade.

O casal de turistas Alexandre e Marli Zenatti, de São José dos Campos (SP), também aguarda o fim de ano para visitar Curitiba, justamente por causa da programação natalina. “Já moramos aqui por três anos e todo mês de dezembro a gente vem para prestigiar o Natal”, conta Marli. Os dois já passaram pelo Palácio Avenida, pelo Paço da Liberdade e pelo Passeio Público. O casal só lamenta não conseguir ver toda a programação até a próxima quinta-feira, quando devem retornar para a cidade de origem.

Família Folhas

Além da decoração especial e do espetáculo “Elegia aos anjos e pastores – Um encontro com a natureza”, a Escola Municipal de Sustentabilidade receberá a presença da Família Folhas completa durante todas as tardes. Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fefo, Flora, Fifo e o novo pet da família, o Folheco, estarão na escola para falar de ações ecológicas e sustentáveis.

Serviço:

Espetáculo “Elegia aos anjos e pastores – Um encontro com a natureza”
Até quinta-feira (15/12), sempre às 19h30
Bosque Zaninelli (Escola Municipal de Sustentabilidade) – Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho
Gratuito