Grande Curitiba

Curitiba vai ganhar quinto corredor arborizado em via exclusiva para ônibus

9 de janeiro de 2023 às 15:44
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Depois da revitalização que privilegiou a mobilidade ativa, a Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, vai integrar mais um corredor verde de ônibus da cidade. Estão previstos os plantios de mais de mil mudas de liquidâmbares até a Linha Verde, o que inclui a continuação da via, a Avenida Winston Churchill.

O diretor de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria de Meio Ambiente, José Roberto Roloff, lembra que é o quinto corredor de ônibus arborizado de Curitiba. Os outros ficam nas ruas Padre Anchieta, Deputado Heitor Alencar Furtado, avenidas João Gualberto e Paraná e Sete de Setembro.

“Nestes locais, as árvores ajudam a reduzir os ruídos do tráfego e na filtragem do ar, além de serem aliadas no enfrentamento das mudanças climáticas”, explicou. Os plantios entram na conta do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que já conta com mais de 286 mil novas mudas.

Faltava verde

O plantio dos primeiros 100 exemplares, entre a Praça do Japão e a Rua Petit Carneiro, foram finalizados nesta segunda-feira (9/1), sob os olhares atentos do aposentado Diniz Francisco Traiano, morador da região há mais de 30 anos. “Fiquei contente em ver o trabalho, faltava verde aqui para embelezar a República Argentina. Vai ficar muito agradável”, disse.

As equipes também despertaram a curiosidade da fisioterapeuta Elaine Garanhani e do seu pet, o cachorro Horus. Morando há um ano na República Argentina, ela contou que seu sonho era se mudar para a Deputado Heitor Alencar Furtado, pela beleza das árvores vermelhas no período do outono. “Agora vamos ter essa beleza mais perto”, comemorou.

As mudas plantadas, produzidas pelo Horto Municipal da Barreirinha já têm cerca de quatro anos, de acordo com o engenheiro agrônomo responsável pelo local, Roberto Salgueiro. “Como estimamos 14 anos para o total desenvolvimento de um exemplar da espécie, em cerca de 10, elas já estarão cheias. Em 20 anos, teremos um cenário semelhante ao da Deputado Heitor Alencar Furtado”, avaliou.

A beleza e o colorido da via serão, com toda a certeza, convidativos para registros fotográficos para as redes sociais. Por isso, a URBS lembra que as fotos devem ser feitas com o máximo de prudência.

Desafio

Os plantios fazem parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que tem o objetivo de atingir esse número de novas mudas a cada ano. Toda a população pode ajudar a aumentar a infraestrutura verde de Curitiba e reforçar as medidas de resiliência contra as mudanças climáticas. Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entram na conta.

Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, porém, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequada para o local.

Os interessados podem retirar as mudas gratuitas produzidas pelo município nas dez regionais da cidade. Outras ações de sustentabilidade podem ser conferidas no site da Família Folhas.