Grande Curitiba

Delegação de Columbus (EUA) faz visitas técnicas e fortalece laços com Curitiba

24 de janeiro de 2023 às 11:19
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – As soluções encontradas por Curitiba nas áreas de planejamento urbano, transporte público, mobilidade urbana, habitação popular e saúde infantil vão ser apresentadas, nesta semana, para uma delegação internacional de Columbus (EUA), capital do estado de Ohio. A agenda de reuniões com representantes da Prefeitura de Curitiba começou nesta segunda-feira (23/1) e envolveu as áreas de habitação e saúde.

Fazem parte da delegação de Columbus o presidente da Câmara Municipal, Shannon G. Hardin; a presidente do Conselho de Comissões do Condado de Franklin, Erica C. Crawley; a diretora-executiva das Cidades Irmãs Internacionais de Columbus, Jayme Staley; e o gerente do programa Cidades Irmãs Internacionais de Columbus, Sameen Dadfar. Veja abaixo a lista completa com os nomes da delegação.

A comitiva segue até quinta-feira (26/1) em Curitiba, sendo que uma das reuniões agendadas é um encontro com o prefeito Rafael Greca para discutir sobre possibilidades de aumentar as relações bilaterais entre Curitiba e a cidade-irmã Columbus. Também serão feitas reuniões na Agência Curitiba, na Urbs e na Câmara de Vereadores de Curitiba.

“A visita técnica de autoridades de Columbus fomentará o fortalecimento dos laços entre Curitiba e a comunidade americana. A delegação de Columbus está visitando a cidade para aprender sobre o funcionamento local e, também, para difundir algumas soluções de Curitiba para a cidade deles, principalmente na área de transportes e mobilidade urbana”, explicou o assessor-chefe de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

Cidade-irmã

Columbus é a capital e maior cidade do estado de Ohio, no centro-oeste dos Estados Unidos, e tem uma população de aproximadamente 900 mil pessoas e outras 1,1 milhão que vivem na região metropolitana.

Desde 2015 Columbus é cidade-irmã de Curitiba e troca informações e conhecimentos com a capital paranaense.

Diversos setores têm forte presença na economia de Columbus, como educação, seguros, moda e pesquisas médicas. A cidade também é sede da Ohio State University, uma das universidades mais importantes dos Estados Unidos.

Habitação e Saúde

As primeiras reuniões da delegação de Columbus em Curitiba foram feitas nesta segunda-feira (23/1), no Salão Nobre da Prefeitura. A gestora de Sede da Teto Brasil no Paraná, Nataly Augusto, explicou como funciona a organização não governamental de acesso à moradia.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, apresentou como funciona o sistema de saúde pública em Curitiba e também dados sobre a mortalidade infantil e o programa Mãe Curitibana Vale a Vida. Entre as informações repassadas também estavam os avanços que a área conquistou no último ano.

O presidente da Cohab, José Lupion Neto, a Gerente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Roberta Gehr Kuster, e a Assessora Extraordinária de Regularização Fundiária, Melissa Cunha, apresentaram um panorama completo sobre o programa de moradias populares de Curitiba, com ênfase no projeto do Bairro Novo do Caximba.

Delegação de Columbus

Shannon G. Hardin, Presidente da Câmara Municipal de Columbus;
Erica C. Crawley, Presidente do Conselho de Comissões do Condado de Franklin;
Jayme Staley, Diretora Executiva das Cidades Irmãs Internacionais de Columbus;
Sameen Dadfar, Gerente do Programa das Cidades Irmãs Internacionais de Columbus;
Lourdes Barroso de Padilla, Vereadora da Câmara Municipal de Columbus;
Zak Davidson, Assessor Legislativo da Câmara Municipal de Columbus;
Rodney French, Representante do Sindicato dos Trabalhadores em Chapas Metálicas;
Lark Mallory, Presidente e CEO do Fundo de Habitação Acessível;
Annie Marisco, Representante do Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio;
Marlon Moore, Vice-Presidente e Diretor da Autoridade de Trânsito Central de Ohio;
Kim Sharp, Diretor Sênior de Desenvolvimento da Autoridade de Trânsito Central de Ohio;
Kelsey Ellingsen, Diretor de Assuntos Governamentais da Autoridade de Trânsito Central de Ohio
Desmond Bryant, Vice-Presidente de Relações Governamentais da Câmara de Comércio de Columbus;
Autumn Mitchell, Gerente de Política da Erica C. Crawley;
Hope Lane, Representante do Centro de Soluções Comunitárias;
Reinaldo Panico Peres, Grupo de Consultoria Sem Fronteiras – Presidente & CEO.