Grande Curitiba

Comissão de moradores participa de visita guiada ao canteiro de obras em Curitiba

10 de fevereiro de 2023 às 12:19
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Comissão de Representantes (CRE) eleita pelos moradores do Caximba participou, na tarde desta quarta-feira (8/2), de uma visita ao canteiro de obras do projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC). Oito membros da comissão foram acompanhados pela equipe do Escritório Local (ELO), além de técnicos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“A formação dessa comissão garante a transparência nas ações da Prefeitura perante a comunidade do Caximba. Eles puderam ver de perto o andamento das obras, tiraram dúvidas e repassarão as informações para o restante dos moradores”, ressalta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Concebido pelo prefeito Rafael Greca em 2017, o PGRC teve suas intervenções físicas iniciadas em outubro de 2022 e agora as primeiras quadras começam a ganhar forma, com a divisão dos lotes e a fundação das unidades habitacionais. A primeira etapa prevê a construção de 752 casas.

“É uma área muito grande, nos primeiros meses fizemos a organização do canteiro, isolamos o local para garantir a segurança dos moradores e a terraplanagem. Após o término do estaqueamento e das fundações, começarão a subir as casas”, explica o engenheiro da Smop César Leonardo Guerra.
Visita

Durante a visita guiada, Guerra e a diretora de relações comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi, explicaram detalhes do projeto para os membros da comissão. Mostraram onde ficarão as primeiras casas, as ruas e esclareceram questões levantadas pelos moradores.

Membro da comissão, o líder comunitário Jorge Nunes ficou satisfeito com o que viu. “Está muito bom o andamento do projeto, para quem precisava ver para crer, agora estamos vendo. É uma grande realidade. Vamos orientar os moradores para não acreditarem em boatos. Vai ser tudo novo, vida nova para nossa comunidade”, destaca Nunes.

Emoção

A dona de casa Marilda dos Santos também faz parte da comissão e se emocionou ao entrar no canteiro de obras. Não conteve as lágrimas ao ver o projeto sair do papel.

“É um sentimento inexplicável, de alegria e conquista. Eu tenho uma cópia impressa do projeto e sempre me pego olhando para ele e sonhando. E estar aqui é ver esse sonho virar realidade”, disse.

Marilda mora na Vila 29 de Outubro há 11 anos, em local sujeito a alagamentos. A quadra onde mora será a primeira a ser transferida para as casas novas. “Estava conversando com minha filha de 14 anos ontem, ela já está sonhando com o quarto dela, com móveis novos”, conta a dona de casa, que atualmente vive em uma pequena construção de peça única.

Comissão

Com grande participação popular, moradores da Vila 29 de Outubro e adjacências elegeram em novembro de 2022 a Comissão de Representantes (CRE) da comunidade no PGRC.

Na eleição realizada na Escola Municipal Joana Raksa foram eleitos dez moradores para atuarem como porta-vozes das 1.693 famílias que serão beneficiadas pela intervenção.

O projeto Bairro Novo do Caximba conta com recursos na ordem de €$ 38,1 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e €$ 9,5 milhões em contrapartidas do município. Serão construídas ao todo 1.147 novas moradias, enquanto as outras 546 serão atendidas com regularização fundiária e urbanização.