Grande Curitiba

Asfalto novo acaba com buracos em rua do bairro Tingui

15 de fevereiro de 2023 às 16:52
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O desgaste no antigo antipó da Rua Luiza Verone Piccoli, no bairro Tingui, tornava incômoda a passagem de motoristas pelo local, mas não preocupa mais os moradores da região. A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, iniciou nesta quarta-feira (15/2) obras para a manutenção do pavimento da rua.

Pelo programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade, a via recebe as melhorias em 600 metros, no trecho entre as ruas Jorge Bonn e Theodoro Gbur.

“Assim como estamos fazendo por toda a cidade, ruas do bairro Tingui estão sendo requalificadas para oferecer maior bem-estar e qualidade de vida às pessoas, com os caminhos melhorados e mais seguros”, disse o prefeito Rafael Greca.

Acompanhado do vereador Hernani da Silva, Greca acompanhou o primeiro dia da intervenção que deverá ser concluída em aproximadamente 20 dias, dependendo das condições climáticas. A vistoria técnica teve também a participação do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e da administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gerh.

Para restabelecer a qualidade do asfalto está sendo usada a técnica da reciclagem. “Iniciamos com a remoção da camada de antipó danificada e fazendo o reforço estrutural do pavimento. O asfalto antigo é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica”, explica Rodrigues.

Os passos seguintes, informa o secretário, são aplicação de camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

As ruas recuperadas por esse método recebem mais de uma camada de asfalto, mas é preciso um intervalo entre a primeira e a segunda camada, para a cura do asfalto. Somente depois disso a via recebe nova sinalização.
Moradores satisfeitos

Moradores também pararam as atividades diárias para acompanhar a movimentação das equipes de trabalho no primeiro dia da intervenção.

O casal Ricardo Riedel, aposentado, e Doralisa Miranda, agente de turismo, estava entre eles.

“Que maravilha ver essas máquinas trabalhando para transformar a nossa rua que estava precisando da obra. Vai valorizar muito nossos imóveis, além de contribuir para a gente circular com mais segurança por aqui”, contou Riedel, morador a via há 60 anos.

Mesmo para a aposentada Rita Dimer, que mudou há apenas quatro meses para uma casa na rua, as obras são motivo de grande alegria.

“Dei sorte, vivo há pouco tempo nesta rua que carecia da melhoria. Estamos contentes com a visão urbanista do nosso prefeito, que cuida dos bairros, que preserva em bom estado a nossa cidade”, disse Rita.

Josias Dias, morador antigo do bairro, também fez questão de conferir o início da obra que ele e os vizinhos solicitaram à Prefeitura. “Com a melhoria na rua muda a aparência do bairro, muda a relação dos moradores com o lugar que passam a dar mais valor aos espaços. Festejamos o início dos serviços, mas também o fato de eles acontecerem a partir das nossas demandas que foram acolhidas pela Prefeitura”, contou Dias.

O morador foi responsável por organizar um grupo do bairro para reivindicar no programa Fala Curitiba, de audiências púbicas, as melhorias para a região.