Grande Curitiba

Aula de samba para crianças termina em baile carnavalesco na CIC

17 de fevereiro de 2023 às 10:20
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Na tarde desta quinta-feira (16/2), alunos de escolas municipais da CIC e do Bairro Novo participaram de uma Aula de Iniciação ao Samba promovida pela Prefeitura. A apresentação aconteceu no Parque dos Tropeiros e contagiou crianças e adultos com o ritmo quente dos tamborins.

Cerca de 440 crianças de 8 a 10 anos das escolas municipais Padre Francisco Meszner, Heráclito Fontoura Sobral Pinto, Professor José Cavallin, Paulo Freire e Carlos Drummond de Andrade se encantaram com os sambas que deram origem ao carnaval.

O prefeito Rafael Greca saudou a presença de todos e salientou que em Curitiba também tem carnaval.

“Olha só quanta fantasia linda! Que bom que vocês vieram. Vamos aprender como surgiu o carnaval, cantar sambas da nossa história e dançar. Viva Curitiba!”, comemorou Greca.

Após a encenação teatral, alunos, professores e o prefeito dançaram, cantaram e fizeram batalhas de confete e serpentina. O local se transformou em um grande baile de carnaval. Também foi apresentado o cortejo real do Carnaval de Curitiba, com a presença do rei momo Gustavo Henrique Ferreira Teixeira, da rainha Paula Carolina Mello Galvão e das princesas Luciana Regina Jacinto e Eduarda Beatriz da Rocha Silva.

Curitibinhas fantasiados

Isabelle Galvão, 8 anos, aluna da 4ª série da Escola Municipal Professor José Cavallin, caprichou na maquiagem com brilhos azuis e no sorriso largo de quem participava pela primeira vez das apresentações carnavalescas da Prefeitura.

“Estou achando tudo muito legal, nunca tinha participado de uma festa assim”, declarou Isabelle.

Ivo Augusto da Silveira, 8 anos, aluno do 3º ano da escola Padre Francisco Meszner, caprichou na fantasia e adorou as brincadeiras do personagem Curitibinha. “Estou fantasiado de stitche, sou fã do personagem e meu pai comprou a fantasia para mim”, conta Ivo.

Muitos outros alunos também capricharam nas fantasias, pulavam, dançavam e se divertiam com as músicas e brincadeiras.

História do samba

A apresentação feita pelos atores Douglas Perez (Curitibinha), Léo Campos e Taciani Vieira (respectivamente, o Senhor e a Senhora Samba), idealizada pela Fundação Cultural de Curitiba, mostrou às crianças, com música e informação, a origem e os diversos tipos de samba existentes, além dos principais compositores.

Logo na abertura a marchinha de Zé Keti, Máscara Negra, deu o tom do espetáculo com o coro “Não me leve a mal, hoje é carnaval.” Na sequência, composições de mestres do samba como Noel Rosa, Cartola, Sinhô, Paulinho da Viola e do curitibano Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, embalaram a tarde.

As canções foram executadas pelo grupo de músicos do Conservatório de Música Popular Brasileira, composto por voz, violão, cavaquinho, caixa, surdo e trompete, além da Banda Lyra Curitibana que animou os curitibinhas.

Também participaram o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr; e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.