Grande Curitiba

Greca ensina a seminaristas um pouco da história de Curitiba

28 de fevereiro de 2023 às 16:33
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca ministrou nesta terça-feira (28/2) uma palestra aos seminaristas do Seminário Rainha dos Apóstolos. Eles conheceram um pouco da história do bairro Seminário, onde fica a instituição responsável pela formação personalizada dos seminaristas que cursam teologia. Já passaram pelo local 991 seminaristas.

Acompanhado do arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto, e do reitor da instituição, padre Fabiano Dias Pinto, Greca contou aos jovens também sobre a chegada do bonde ao bairro, que vinha do Alto da Glória, passava pelo Centro e em seguida se dirigia até o Seminário, no início do século 20.

A palestra fez parte das comemorações do aniversário de 330 anos de Curitiba e dos 65 anos do Seminário Rainha dos Apóstolos.

“Para mim é muito honroso estar aqui, ao lado de dom Pedro Fedalto, comemorando o jubileu do seminário e o aniversário de nossa amada Curitiba. Aqui no bairro Seminário centenas de padres, bispos, arcebispos e cardeais se formaram e ajudaram a levar a palavra do Senhor aos quatro cantos do mundo”, disse o prefeito Greca.

Na ocasião, o prefeito também recebeu uma aquarela do artista Reginaldo Carvalho retratando a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

“Esse seminário é um lugar de sabedoria e que faz parte da história de nossa cidade. Neste local vejo um lugar que planta o evangelho e assim vai permanecer por muitos e muitos anos”, completou o prefeito.

Atualmente, o Seminário Rainha dos Apóstolos está adequado à Ratio Seminariorum de 2016, o documento do papa Francisco que norteia a formação dos padres.

Já passaram pelo local 991 seminaristas. Foram ordenados 399 padres, dos quais 18 foram eleitos bispos, destacando-se o cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (SP) e formando entre 1972 e 1976; o cardeal dom João Braz de Aviz, prefeito do Dicastério para os Religiosos-Roma e formando entre 1965 a 1967; e o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, formando entre 1979 e 1985 .