Grande Curitiba

Prefeitura implanta 3,3 km de asfalto novo no Tingui

2 de março de 2023 às 17:01
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O bairro Tingui, cujo nome é uma homenagem aos indígenas que povoavam grande parte da Região Metropolitana de Curitiba, está recebendo 3.300 metros de asfalto novo. Obras da Prefeitura de Curitiba estão requalificando o pavimento de nove ruas do bairro que é vizinho do Bacacheri, Atuba e Santa Cândida, na região nordeste da cidade, na abrangência da Regional Boa Vista.

As obras acontecem a partir do programa de revitalização da malha viária da cidade que já atingiu a meta de 800 km de requalificação de vias, por toda a cidade.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e acontecem pelo processo de reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. Estão recebendo as melhorias as ruas Theodoro Gbur (550 metros), Luiza Verone Picolli (600 metros), Affonso Waldemar Barra (364 metros), Elpidio Alves Assumpção (325 metros), Doutor Ennio Marçal (79 metros), Coronel Benedito Tertuliano Cordeiro (390 metros) e Max Rosenmann (580 metros).

Também estão previstas para receberem as obras nos próximos meses as ruas Jorge Bonn (83 metros) e João Sebastião Bunik (329 metros). As obras estão em diferentes estágios, algumas na etapa de reciclagem do antigo antipó e outras já recebendo a primeira de duas camadas que formarão o novo pavimento. A ultima etapa será a sinalização das vias.

“Asfalto novo traz segurança, conforto e qualidade de vida e as obras geram milhares de empregos”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Durante a gestão Rafael Greca, foram realizadas 1.665 ações de pavimentação em 1.423 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). A extensão total de Asfalto Novo é de 811.361 metros. São 1546 intervenções entregues (725.006 metros) e 119 em andamento (86.355 metros).

Somente no Pilarzinho o programa assegurou 7,4 km de ruas bem pavimentadas. São 22 ações já executadas ou em andamento.