Grande Curitiba

Estudantes de Curitiba ganham caderno pedagógico sobre o papel das mulheres

8 de março de 2023 às 15:32
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Neste Dia da Mulher, a Secretaria Municipal da Educação lançou um novo material pedagógico para celebrar a data. É o Caderno Pedagógico sobre a Mulher, elaborado pelo Departamento de Ensino Fundamental para embasar atividades com os estudantes e debates sobre o papel da mulher nas diversas áreas do conhecimento.

Na Educação, 95% do quadro é formado por mulheres, com um total de 15,3 mil servidoras.

“Por isso não poderíamos deixar de fazer nossa homenagem sem envolver o trabalho curricular, as ações que nossa rede municipal de ensino traz”, comentou a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O material trata do empoderamento feminino, da participação das mulheres na ciência, na produção das artes e da literatura, contemplando, simultaneamente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (educação de qualidade e igualdade de gênero).

“Somos sempre desafiados com novas propostas e agora trazemos neste novo caderno uma síntese de algumas perspectivas do papel da mulher na sociedade”, completou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier.

Jornalistas Mirins

Além do lançamento do novo caderno, este 8 de março teve como destaque na Educação a participação de duas estudantes e jornalistas mirins da Escola Municipal Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no bairro Uberaba.

Alya Sales e Miriã Damasceno Ferreira entrevistaram a secretária Maria Sílvia sobre o Dia da Mulher e sobre o papel de professora.

É meu primeiro ano no projeto do Jornal Eletrônico, estou gostando muito, pois gosto de trabalhar com muita informação, sempre aprendo coisas novas”, disse Miriã sobre sua atuação no Jornalistas Mirins.

O projeto do Jornal Eletrônico é desenvolvido na rede municipal há 22 anos, com ações que envolvem o uso das mídias digitais nas unidades de ensino. O projeto possibilita o desenvolvimento de jornais eletrônicos escolares por meio da simulação de uma redação de jornal, desde a produção textual, a produção de imagens (fotos, vídeos e desenhos), até a editoração e a publicação na web.

Os professores participantes realizam a supervisão das ações e os estudantes. No desenvolvimento das atividades, os estudantes desenvolvem autonomia, responsabilidade e criticidade no uso da linguagem escrita e falada por meio dos gêneros textuais produzidos.

Veja aqui os cadernos integrados do Currículo.