Grande Curitiba

Rumo à inovação: servidores iniciam juntos novo momento na Procuradoria-Geral do Município

8 de março de 2023 às 11:08
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Procuradoria-Geral do Município lançou nesta terça-feira (7/3) o programa PGM 2023: Rumo à Inovação, iniciativa que deverá aprimorar práticas e processos de trabalho. O lançamento do programa reuniu todos os servidores da Procuradoria e estagiários no auditório da Capela Santa Maria, no Centro. O lançamento do novo programa integra a programação de aniversário de 330 anos de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca falou da transformação digital pela qual a Prefeitura passou durante a pandemia. “Nós fizemos a inovação tornar-se um processo de transformação social. É assim que deve ser. A inovação só vale quando se transforma em processo social”, enfatizou.

Greca fez um apelo aos servidores da Procuradoria: “Queremos que vocês estejam onde o povo está, que interfiram vigorosamente nos processos para ajudar a cidade a fazer justiça e equidade social.”

O prefeito destacou a importância do trabalho da Procuradoria-Geral liderada pela procuradora-geral, Vanessa Volpi, e pela subprocuradora-geral, Rosa Maria Alves Pedroso.

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, comentou o vídeo exibido na abertura do evento que mostra a presença da Procuradoria-Geral em diversos programas e projetos da cidade.

“Nossa administração tem mostrado o valor da PGM. Tudo o que está acontecendo na nossa cidade passou pela PGM, que nos deu segurança jurídica”, declarou ao citar o Bairro Novo do Caximba.

A procuradora-geral, Vanessa Volpi, falou da importância de todos os que integram a equipe da PGM entenderem o processo de inovação pelo qual o mundo está passando. “Os tribunais estão neste caminho. A advocacia não pode ficar de fora. Queremos fortalecer essa mudança de comportamento. Precisamos saber o que podemos fazer para transformar. A presença maciça de todos hoje aqui demonstra o comprometimento da equipe da PGM que está pronta para prestar os melhores serviços às secretarias e órgãos e à população, de forma eficiente”, disse Vanessa.

Ela citou o trabalho que vem sendo feito na Procuradoria Fiscal. E lembrou que 7 de março é Dia da Advocacia Pública.

Cultura da inovação

O novo programa da PGM pretende estabelecer a cultura da inovação na Procuradoria com o envolvimento de gestores e colaboradores. As medidas inovadoras propostas estarão alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – a Agenda 2030.

Os processos de melhoria contínua compreendem formação continuada para servidores, cultura organizacional para inovação, uso de novas tecnologias, integração e fortalecimento das relações interpessoais para fortalecer a cultura da inovação na PGM, com um plano de trabalho para 2023-2024.

Procuradores do Município e demais servidores da PGM assistiram a duas palestras. A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, falou sobre o impacto da inovação na sociedade na palestra “A inovação modelando a sociedade”.

A fundadora da Hi-Law, Agência de Inovação e Gestão de Tecnologia Jurídica e Sócia do Brainlaw Gestão de Dados para Departamentos Jurídicos, Gisele Ueno, falou das novas tendências no direito.

A procuradora Patrícia Ferreira Pomoceno apresentou a experiência da Procuradoria Fiscal (PGF) na área de inovação. A subprocuradora-geral Rosa Maria Alves Pedroso, apresentou o plano de trabalho para 2023.

Presenças

Além dos cerca de 180 servidores da Procuradoria-Geral do Município, participaram do lançamento do programa PGM 2023: Rumo à Inovação, a presidente da OAB Paraná, que é procuradora do Município, Marilena Winter, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o presidente do Icac (Instituto Curitiba de Arte e Cultura), Marino Galvão, o superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e TI, Antonio Carlos Pinto Rebello, o assessor do gabinete, Lucas Navarro de Souza, e o diretor de Sistemas e Inovação do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Maurício Pimentel, indicado para a presidência da instituição.