Grande Curitiba

Fala Curitiba é destaque em publicação de comissão das Nações Unidas

10 de março de 2023 às 15:52
(Foto: Divulgação/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba, é um dos selecionados pelo Instituto de Planejamento Econômico e Social da América Latina e do Caribe (Ilpes) e faz parte de publicação divulgada nesta semana pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), uma das cinco comissões regionais da Organização das Nações Unidas (ONU).

Intitulada “Os desafios do planejamento para o desenvolvimento da América Latina e Caribe”, a publicação editada por Luis Mauricio Cuervo e María del Pilar Délano detalha a concepção do programa e seu funcionamento, que é dividido em etapas ao longo do ano, e apresenta resultados da iniciativa curitibana.

O programa foi considerado um dos melhores trabalhos apresentados durante o 70º encontro da Comissão em Santiago, no Chile, sede da Cepal, realizado em 2018. A apresentação foi feita pelo então presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, atual secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

“É um orgulho para todos nós na Prefeitura termos um programa com essa consistência e cada vez maior participação da população. O programa é exemplo local de governança e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou Jarschel.

Em sua apresentação à época, o então presidente do Imap demonstrou que pelo menos dois dos ODS estão abrangidos pelo programa. O ODS número 11, que trata de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” e o 16, que fala sobre “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Aproximação

O programa permite ao cidadão participar da escolha das prioridades para a cidade de Curitiba para compor o orçamento no ano seguinte. População e poder público se aproximam, dialogam, identificam necessidades comuns e as necessidades apresentadas passam por cuidadosa análise técnica e orçamentária.

A edição do Fala Curitiba de 2023 começou no início deste mês e, na fase atual, a consulta pode ser respondida pelo site e em pontos itinerantes, espalhados pela cidade.

Cepal

A Cepal foi fundada para contribuir para o desenvolvimento econômico da América Latina, coordenar as ações encaminhadas para sua promoção e reforçar as relações econômicas dos países entre si e com as outras nações do mundo, além de promover o desenvolvimento social.

Com seu método analítico próprio, seguindo as transformações da realidade econômica, social e política, regional e mundial, a Cepal é referência obrigatória para quem estuda a história econômica. A Comissão desenvolveu-se como uma escola de pensamento especializada no exame das tendências econômicas e sociais de médio e longo prazo dos países latinoamericanos e caribenhos.