Grande Curitiba

Comunidade Escola volta com serviços, lazer e microchipagem de pets

13 de março de 2023 às 15:43
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Serviços, lazer, empreendedorismo, ação social, segurança alimentar, cultura e esporte voltaram a fazer parte da agenda de sábado nas escolas municipais de Curitiba.

No último dia 11 foram retomadas as atividades gratuitas do programa Comunidade Escola, realizado simultaneamente em 27 unidades educacionais, das 13h às 17h. A iniciativa integra a política pública Curitiba Viva Bem.

A iniciativa, lançada em 2005, mantém as unidades abertas aos sábados, sempre das 13h às 17h, com ações para toda a comunidade.

Desde o ano passado, com a retomada do atendimento presencial após a pandemia da covid-19, o programa traz novidades como microchipagem de animais domésticos, pintura facial para crianças, massagem relaxante, assessoramento previdenciário, oficinas de origamis e de geleias e Espaço FAS (carteira de trabalho, vagas de emprego e oferta de cursos), entre outras.

A microchipagem, por exemplo, estará disponível no próximo dia 18, na Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan, que abrirá as portas no sábado para receber a comunidade do bairro Uberaba.

Para garantir o conforto e a segurança de todos, as unidades envolvidas receberam materiais esportivos, de artesanato, papelaria, jogos e brinquedos, com investimento de R$ 1,5 milhão da Prefeitura de Curitiba.

Na Escola América da Costa Sabóia (CIC), palco da abertura oficial do Comunidade Escola neste sábado, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, lembrou que o programa já está consolidado na rede municipal de ensino. “Nas unidades ficam disponíveis atividades gratuitas abertas a todos que quiserem participar, sejam serviços ou lazer para crianças a suas famílias”, afirmou.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação, as ações são promovidas por equipes da Prefeitura, instituições da sociedade civil e voluntários. Quem quiser participar como voluntário deve procurar a direção da escola.

Este ano, 36 escolas participam do programa na rede municipal de ensino, mas as ações são realizadas em fins de semana diferentes em cada uma. A programação fica no site da Educação.