Grande Curitiba

Dia da Gratidão: homenageados profissionais que atuaram na pandemia

Ao todo, 34 profissionais que, de alguma forma, trabalharam no front de combate ao vírus, receberam votos de congratulações e aplausos
14 de março de 2023 às 15:26
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Em cerimônia realizada nessa segunda-feira (13), a cidade de Curitiba homenageou profissionais pelo Dia da Gratidão e Reconhecimento aos profissionais da linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A solenidade, realizada no auditório do Colégio Marista Santa Maria, foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e entregou homenagens aprovadas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Autor da lei do Dia da Gratidão, o vereador Tico Kuzma (sem partido) lembrou que a data homenageia todos que contribuíram incansavelmente para salvar vidas. “Tivemos um batalhão de trabalhadores de diversos setores que colocaram a vida do próximo em primeiro lugar”.

Foram homenageados profissionais da saúde, defesa social, urbanismo, ação social, limpeza, esporte e lazer, transporte, entre outros, além dos mais de 3 mil voluntários que cederam insumos, mobiliário, tecnologias e serviços contra a covid-19.

Dia da Gratidão_com Pimentel“Com essa data, queremos lembrar e reconhecer a entrega e o sacrifício de todos estiveram à frente no combate à pandemia. São profissionais de todas as áreas que merecem nosso reconhecimento. Em nome de todos os vereadores, a todos vocês que arriscaram a vida por nós, nosso muito obrigado!”, disse Kuzma.

Representando o prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel agradeceu o empenho e a entrega dos profissionais, fazendo um agradecimento especial à deputada estadual, na época secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, também presente ao evento. “Temos um sentimento de dever cumprido, de respeito ao próximo e à Ciência, e da qualidade do SUS Curitibano”, afirmou.

Ao todo, 34 profissionais (confira a lista completa logo abaixo), que representam servidores públicos que, de alguma forma, trabalharam no front de combate ao vírus, receberam votos de congratulações e aplausos propostos por nove vereadores.

Além de Tico Kuzma (sem partido), autor da lei que instituiu o Dia da Gratidão, estiveram presentes os vereadores Osias Moraes (Republicanos) – representando o presidente Marcelo Fachinello (PSC), Bruno Pessuti (Pode), Hernani (PSB), Alexandre Leprevost (PSC), Mauro Bobato (Pode), Oscalino do Povo (PP), Serginho do Posto (União), Pastor Marciano (Solidariedade), Leonidas Dias (Solidariedade) e Sidnei Toaldo (Patriota).

O evento contou ainda com a secretária de Saúde Municipal, Beatriz Battistella Nadas; o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz, e o presidente da Urbs, Ogeni Pedro Maia Neto.

Dia da Gratidão_Público

O dia da gratidão

A lei 15.955/2022, que instituiu no calendário oficial de Curitiba a celebração do Dia da Gratidão e Reconhecimento à luta de todos os profissionais que trabalharam na linha de frente no combate à pandemia da covid-19, foi aprovada pela Câmara de Vereadores em março de 2022 e, depois, sancionada pelo prefeito Rafael Greca.

A norma, de autoria do vereador Tico Kuzma (sem partido), oficializa o 11 de março como o dia de reconhecimento a estes profissionais. De acordo com Kuzma, a data foi escolhida, pois foi em 11/03/2020 que Curitiba registrou seu primeiro caso de Covid-19. Nesse mesmo dia, a Organização Mundial de Saúde declarou situação de pandemia pelo coronavírus.

A lei sugere a realização de homenagens pelos mais diversos setores da sociedade e pelo uso da máscara cirúrgica branca como um símbolo da data. Também pode ser feita uma alusão à máscara, seja em forma de pins ou bótons, ou ainda ícones nas mídias sociais ou qualquer outra forma que remeta à lembrança dos profissionais que atuaram na linha de frente contra a Covid-19.

Confira abaixo a lista completa dos homenageados:

1 – Alcides Augusto Souto de Oliveira – Médico pediatra, durante toda a pandemia atuou como Diretor do Centro de Epidemiologia da SMS. Representa todos os Diretores e Supervisores da SMS que atuaram durante esse período.

2 – Alessandra Gaio – Médica no Hospital Santa Cruz, durante a pandemia, quando desfrutava de um período sabático, iniciou atividades no Hospital Santa Cruz como Coordenadora Médica do Pronto Socorro. Enfrentou momentos difíceis à frente do PS, com muitos profissionais de saúde afastados de suas atividades por terem adquirido a infecção, sendo que muitos morreram.

3 – André Henrique Pereira Rosa – Enfermeiro, foi autoridade sanitária da UPA Sítio Cercado durante o período da pandemia. Esta UPA foi, naquele período, como todas as demais, importante ponto de retaguarda para os hospitais. Homenageando o André, lembramos de todos os profissionais da Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

4 – Bruna Luiza Fuchs Pedro – Médica, durante a pandemia teve um papel fundamental nas UTI dos Hospitais Vitória e Santa Cruz, além de atuar na UPA Fazendinha. Atualmente, é servidora da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS).

5 – Bruno Henrique de Mello – Enfermeiro, gerente da Upa Fazendinha, durante a pandemia atuou incansavelmente como enfermeiro do Hospital Vitória, quando em junho de 2020 a ala de internação do Hospital Vitória foi reaberto pela Prefeitura de Curitiba para atendimento exclusivo de pacientes do SUS com covid-19. Foram mais de 5 mil pacientes atendidos pela unidade, sendo que 75% do total se recuperou. Hoje ele é gerente da UPA Fazendinha.

6 – Camila de Souza Bello – Enfermeira, durante a pandemia assumiu a coordenação do Pronto Socorro do Hospital Santa Cruz, responsável pela assistência do paciente e por garantir o melhor atendimento desde a sua entrada.

7 – Carla Cristina Zizcycki da Silva – Fisioterapeuta, durante a pandemia desempenhou um trabalho com o programa Saúde em Casa, realizado pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Curitiba. Segundo o balanço da equipe, outros 14,4 mil pacientes foram desospitalizados, ou seja: receberam alta para seguir o tratamento em casa. O Saúde em Casa foi parte de uma estratégia e mostrou ser decisivo na pandemia, nunca parando o atendimento e contribuindo para desocupar leitos.

8 – Cláudio de Souza – Guarda Municipal, participou das ações conjuntas desenvolvidas de forma integrada com órgãos de segurança pública estaduais e federais e demais Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba, sobretudo na fiscalização quanto ao cumprimento das normas sanitárias vigentes, contribuindo direta e indiretamente para reverter o cenário crescente de novos casos de contaminação do coronavírus.

9 – Elaine Maria Tortato Montiel Lezcano – Enfermeira da Upa Pinheirinho, durante toda a pandemia, foi extremamente cuidadosa com uso dos EPIs e todas as medidas de segurança, e representa todos os servidores que atuam nas UPAs da SMS.

10 – Eni Alves de Oliveira Soares – Colaboradora do Hospital do Idoso Zilda Arns, durante a pandemia foi colaboradora do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns e foi uma das responsáveis pela ajuda no atendimento a pacientes COVID.

11 – Ester do Nascimento Ribas – Enfermeira, é autoridade sanitária da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho. Durante a pandemia, atuou na linha de frente, quando a Unidade de Saúde passou a realizar atendimentos em Urgência e Emergência, em apoio à UPA, que estava como retaguarda para os hospitais. Ao homenagear a Ester lembramos de todos os profissionais da Atenção Primária da SMS de Curitiba.

12 – Franciele Munis da Silva Buratti – Enfermeira do Samu, durante a pandemia atuou com dedicação e esteve à frente no combate, trabalhando incansavelmente para salvar vidas.

13 – Geci Labres – Médico, é diretor do complexo Hospital do Trabalhador, que foi o primeiro hospital a receber e disponibilizar leitos exclusivos para a COvid-19. Homenageando o doutor Geci, estendemos a homenagem a todos os gestores que trabalharam nos serviços de saúde durante a pandemia.

14 – Gisele Jarek Túlio – Enfermeira, foi autoridade sanitária da Unidade de Saúde Santa Felicidade durante a pandemia, atuando na linha de frente quando a Unidade de Saúde passou a realizar atendimentos em Urgência e Emergência, em apoio à UPA que estava como retaguarda para os hospitais. Ao homenagear a Gisele, lembramos de todos os profissionais da Atenção Primária da SMS de Curitiba.

15 – Guilherme Roberto Zammar – Médico do Samu, durante a pandemia atuou com dedicação e esteve à frente no combate, trabalhando incansavelmente para salvar vidas.

16 – Hipólito Carraro Júnior – Diretor Médico Intensivista do Hospital Santa Cruz, diretor da UTI geral adulto do Hospital Vita Curitiba, médico no Hospital de Clínicas de Curitiba da Universidade Federal do Paraná e coordenador médico da UTI geral – CHC-UFPR da Universidade Federal do Paraná. Também é responsável pelo Programa de Residência em Medicina Intensiva do Hospital de Clínicas.

17 – Jackson Kim Coser – Farmacêutico, durante a pandemia desempenhou a supervisão e adaptação dos procedimentos de higienização e limpeza das UPAs Boa Vista, Boqueirão, Campo Comprido, Fazendinha, Pinheirinho, Sítio Cercado, Tatuquara e Cajuru.

18 – Jaqueline Mendes Taborda da Costa e Silva – Enfermeira, durante a pandemia foi enfermeira-chefe da UTI do Hospital Pilar, responsável pela condução da equipe da UTI. Buscou, cotidianamente, humanizar o atendimento dos pacientes que lá se encontravam, desde o oferecimento de uma refeição mais acolhedora até a acomodação próxima de pacientes que eram parentes e que puderam manter, pelo menos, contato visual durante sua passagem pela Unidade.

19 – Jennifer Caroline Ribeiro – Motorista, durante a pandemia desempenhou seu trabalho de motorista no transporte público da cidade. Modalidade essencial para o deslocamento das equipes de saúde para seus postos de trabalho.

20 – João de Assis – Supervisor da Guarda Municipal, durante a pandemia foi o responsável pela equipe de guardas municipais que atuaram no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui. Além disso, participou das ações conjuntas desenvolvidas de forma integrada com órgãos de segurança pública estaduais e federais e demais Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba, sobretudo na fiscalização quanto ao cumprimento das normas sanitárias vigentes, contribuindo direta e indiretamente para reverter o cenário crescente de novos casos de contaminação do coronavírus.

21 – Joel Gomes do Real – Cobrador, durante a pandemia, desempenhou seu trabalho de cobrador no transporte público da cidade, trabalhando incansavelmente no transporte das pessoas que possuíam funções essenciais durante o período da pandemia.

22 – Joelson Vieira Leal – Agente de Fiscalização do Transporte Coletivo, durante a pandemia esteve à frente trabalhando incansavelmente na fiscalização do transporte público das pessoas que possuíam funções essenciais durante o período da pandemia. Modal essencial para o deslocamento das equipes de saúde para seus postos de trabalho.

23 – Kelly Araujo de Andrade – Enfermeira, durante a pandemia desempenhou a supervisão e adaptação dos procedimentos de higienização e limpeza das UPAs Boa Vista, Boqueirão, Campo comprido, Fazendinha, Pinheirinho, Sítio Cercado, Tatuquara e Cajuru.

24 – Lacy Ferreira Guido – Técnica de Enfermagem, durante a pandemia foi uma das responsáveis pela ajuda no atendimento a pacientes COVID. Atua no Hospital do Idoso Zilda Arns.

25 – Márcia Cecília Huçulak – Enfermeira e ex-Secretária Municipal da Saúde de Curitiba, durante a pandemia foi a liderança mais importante que atuou no setor da saúde, articulou com os setores públicos e privados para que Curitiba enfrentasse a pandemia. Todos os curitibanos agradecem o seu empenho e dedicação ao cuidar da nossa saúde.

26 – Marion Burger – Médica Infectologista, durante toda a pandemia, trabalhou na Coordenação dos Agravos Agudos no Centro de Epidemiologia, trabalhando incansavelmente para salvar vidas.

27 – Maurício de Almeida Pereira da Silva – Médico Intensivista do Hospital do Idoso Zilda Arns, durante a pandemia desempenhou sua função de médico na UTI do Hospital Vitória, o qual atendeu 4.119 pacientes durante a pandemia e, depois do seu encerramento da cessão à PMC, retornou a atuar no referido Hospital Zilda Arns.

28 – Neucimary Amaral – Enfermeira assessora da Superintendência Executiva, durante a pandemia, atuou na assessoria da Superintendência Executiva e representa toda a equipe de infraestrutura e logística da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

29 – Nivea Maria Teixeira – Técnica de Enfermagem, durante a pandemia atuou na Unidade de Saúde Xaxim. Em seu nome homenageamos todos os técnicos de enfermagem que atuaram nos serviços da SMS durante a pandemia para salvar vidas.

30 – Nivea Pereira de Souza – Diretora do Hospital Santa Casa Foi uma das responsáveis pela abertura do Instituto de Medicina, em tempo recorde, para ampliação de leitos de atendimento a pacientes Covid no auge da pandemia. Ao homenagear a Nívea, lembramos de todos os gestores de serviços de saúde que atuaram naquele período da pandemia.

31 – Roberto Liberato Dallagranna – Engenheiro Clínico, durante a pandemia desempenhou exemplarmente a instalação, manutenção e logística dos equipamentos para os leitos de enfermaria e UTIs no Hospital Vitória, Hospital do Idoso, Bairro Novo, Upas e Casa Irmã Dulce. O profissional realizou a interface com os profissionais da saúde para atender à grande demanda dos atendimentos, possibilitando que hospitais e profissionais salvassem mais vidas.

32 – Sandra Vargas – Técnica em Enfermagem, durante a pandemia do Covid-19, trabalhou no pavilhão da cura desde o início da vacinação, incansavelmente para salvar vidas.

33 – Sulivan Roberto da Silva – Médico da Unidade de Saúde Coqueiros, durante a pandemia atuou na Unidade de Saúde Coqueiros. Representa todos os médicos da SMS que atuaram nesse período.

34 – Thiago Teles de Oliveira – Enfermeiro, é responsável pelo núcleo interno de regulação do Hospital Evangélico Mackenzie, que atuou durante a pandemia recebendo os pacientes com Covid e não Covid, organizando os fluxos internos. Ao homenagear o Thiago, lembramos de todos os trabalhadores dos hospitais SUS.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba