Grande Curitiba

Asfalto novo, quadras cobertas, drenagem e moradias estão entre as obras do período em Curitiba

15 de março de 2023 às 11:38
(Foto: Levy Ferreira/SMCS0

COM ASSESSORIAS – As ruas Bernardino Iatauro e Olívia Gonçalves Freitas, no bairro Orleans (Regional Santa Felicidade), estão entre as vias da cidade contempladas nesta semana com obras de requalificação do pavimento pelo programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordena nove frentes de obras, cada uma com ações em mais de uma via, e que acontecem também nos bairros Barreirinha, Cascatinha, Mossungê, Boqueirão e Campo Comprido.

Além das ações para requalificar as vias, continuam em andamento outras intervenções de infraestrutura na cidade, como as do Complexo do Tarumã, a construção de quadras cobertas em sete escolas municipais e as obras do Bairro Novo do Caximba. Os bairros recebem ainda serviços de macrodrenagem.

“Comemoramos o aniversário de 330 anos de Curitiba com obras fundamentais para assegurar um futuro de qualidade para nossa gente. São obras de mobilidade, de infraestrutura e de manutenção que vão oferecer mais qualidade de vida às pessoas”, diz o prefeito Rafael Greca.

Pavimento

Na Rua Bernardino Iatauro as melhorias acontecem ao longo de 713 metros, desde a Avenida Vereador Toaldo Túlio até a Rua Olívia Gonçalves Freitas, que também está sendo requalificada. São outros 636 metros do antipó desgastado pela ação do tempo que está sendo substituído por asfalto de qualidade. A reciclagem do asfalto acontece desde a Avenida Três Marias até a Rua Vergínia Dalabona.

As duas vias estão no trajeto da linha de ônibus 821-Fernão Dias, além de servirem de acesso para dezenas de vans que atendem ao transporte escolar de escolas públicas e privadas da região. Os serviços têm previsão de serem concluídos ao longo dos próximos 20 dias, mas mesmo em andamento já contam com a aprovação dos moradores. A conclusão das obras depende das condições climáticas.

Segurança e conforto

“Queríamos que a nossa rua passasse por essa transformação, estava muito ruim o asfalto, já era muito velho, muito remendado. Estão caprichando bastante”, disse Yuri Matias Forkim, morador da via há mais de 20 anos.

A irmã, Cintia Matias Forkim, também contou como a via bem-cuidada vai melhorar o dia a dia dos moradores.

“Passar com o carrinho de bebê pela rua estava impossível e as vans que levam as crianças também sofriam, mas agora vai ficar muito bom, seguro e confortável”, conta Cintia.

Na mesma região, no bairro São Braz, as equipes vão recuperar 333 metros da Rua Pedro Corrêa da Cruz, no trecho entre a Avenida Três Marias e a Rua da Independência. Já no Campo Comprido, os trabalhos acontecem desde a Rua Maria Bizinelli até a Rua Paulo Gorski, em 370 metros de extensão.

“Pelo programa Asfalto Novo, lançado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, a cidade já ultrapassou a marca de 811 km de ruas bem-cuidadas, com novo pavimento”, destaca o secretário municipal de Obras, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Macrodrenagem

Entre as ações que estão sendo feitas no período, sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem, está a manutenção de uma galeria de águas pluviais na Rua Maria Teixeira de Mello, esquina com rua José Becker, no Santa Cândida.

No Uberaba será realizada a limpeza e o desassoreamento no córrego da Rua Tanimatsu Hamasaki.

Edificação

Sob a supervisão do Departamento de Edificações estão sendo construídas quadras cobertas em sete escolas municipais para práticas esportivas dos curitibinhas.

Estão ganhando os novos equipamentos as escolas municipais Arapongas e Madre Maria dos Anjos (ambas no Pinheirinho), Carmen Salomão Teixeira (Bairro Novo), Cel. Durival Britto e Silva (Cajuru) e João Cruciani (Portão), CEI Belmiro César (Pinheirinho) e Raul Gelbeck (Boa Vista), além da reforma estrutural da Casa Culpi e das obras de infraestrutura e das primeiras casas para o reassentamento das famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária na Vila 29 de Outubro, no Caximba.